O Que é Preciso para Melhorar a Segurança do Apartamento

Atualmente a segurança se tornou algo fundamental no cotidiano das pessoas, que se sentem cada vez mais vulneráveis, principalmente nas grandes cidades. Isso leva com que cada vez mais pessoas morem em apartamentos, que se mostram mais seguros que as casas devido ao número de pessoas no mesmo lugar. Algumas medidas ainda ajudam a evitar acidentes, invasões e roubos ao prédio ou condomínio. Algumas são individuais e outras coletivas, que precisam da colaboração de todos os que moram no prédio para que funcionem de maneira adequada, saiba mais.

No apartamento

Telas de proteção para apartamentoAs medidas de segurança no interior do apartamento visam mais a prevenção de acidentes, sobretudo de crianças, idosos e animais de estimação. Para isso é imprescindível a instalação de redes de proteção em janelas e sacadas. As redes de proteção evitam acidentes sérios e não são caras, podendo ser instaladas rapidamente, entretanto é preciso contratar uma empresa séria. Além disso, é importante instalar tapetes ante – derrapante nos banheiros para evitar quedas que são menos perigosas, mas mesmo assim merecem atenção.

Quem mora nos primeiros andares também devem se atentar para a segurança das portas e janelas, que devem ser reforçadas para evitar arrombamentos. Elas também devem permanecer travadas durante a noite e quando o apartamento estiver vazio. Dependendo do local é interessante instalar grades para evitar invasões. Uma solução simples e que também aumenta a segurança é a instalação de janelas decorativas, que aumentam a privacidade e da a impressão que sempre há pessoas no imóvel. O que diminui a ação de bandidos.

Equipamentos de segurança

Existe uma gama de equipamentos dos quais incluem câmeras de segurança, guarita de segurança para porteiro, cercas elétricas, enfim, são diferentes dispositivos que custam cada vez mais caros e a conta vai para o bolso dos moradores. Cada um desses equipamentos possui uma finalidade, mas de nada vale se os moradores não estiverem atentos ao seu uso e das normas de segurança do prédio ou condomínio. Por exemplo, como é a regra para as portas de segurança? Os moradores estão seguindo as regras de mantê-la fechada? O uso adequado garante que criminosos permaneçam longe do imóvel.

Proteção para condominio

A iluminação também é um ponto de destaque, sobretudo a exterior do prédio. Ela deve estar sempre funcionando para prevenir assaltos durante a noite, pois os ladrões e pessoas de má índole se tornam mais visíveis para os moradores da região. Se ela não estiver funcionando de forma adequada, o síndico ou proprietário deve ser informado para realizar a troca.

Relação com os vizinhos

Muitas das ações de segurança só dão certo com a colaboração dos moradores, que devem estar sempre atentos com o que ocorre a sua volta. Também é importante ter uma boa relação com os vizinhos, os quais podem ajudar na proteção do apartamento mutuamente. Os vizinhos podem agir como vigilantes, avisando quando ocorre alguma atividade suspeita no prédio ou a presença de pessoas que não moram no lugar. Atitudes assim podem minimizar a ocorrência de crimes no prédio e ainda é mais significativo se forem elaboradas medidas de segurança que visam o coletivo. É importante realizar reuniões com os vizinhos e defini-las para que nada de ruim ocorra.