O que é o seguro de responsabilidade civil?

Muitas pessoas não sabem o que é o seguro de responsabilidade civil e como ele funciona, porém, esse conceito está amplamente presente no nosso cotidiano e não deve, de maneira nenhuma, ser ignorado.

Para você entender melhor, pense em um acidente de carro que causou danos a terceiros. Dessa maneira, se você possuir um seguro de veículos, você pode acionar a cobertura de danos e relacionar a terceiros de forma imediata.

O que é o seguro de responsabilidade civil?

Esse é um dos tipos de seguro de responsabilidade civil, mas não é apenas o seguro de automóveis que o oferece; muitas outras modalidades de seguros também o disponibilizam.

Como funciona?

O seguro de responsabilidade civil tem como finalidade garantir a indenização aos segurados por danos, não corporais, intencionais e/ou materiais que sejam causados a terceiros.

Dessa forma, a responsabilidade civil fica presente em todo tipo de atividade humana, inclusive por meio de atos involuntários, que podem causar prejuízos as outras pessoas e também afetar seu patrimônio, por meio de acidentes que não são previsíveis.

O principal objetivo desse tipo de seguro é garantir tranquilidade e segurança financeira ao segurado em caso de imprevistos que envolvam outras pessoas. Ele pode ser contratado em casos individuais e também como cobertura adicional para outros tipos de seguro, como o residencial.

No caso do seguro de responsabilidade civil residencial, é possível, de forma adicional, contratar os seguros: danos morais, familiar, empregados domésticos e práticas esportivas.

Assim, esse tipo de seguro não estará apenas complementando todo o seu imóvel e seus bens, mas também sua família e outros aspectos da sua vida cotidiana.

Já no caso de seguro de responsabilidade civil de automóveis, você pode contratar uma apólice que garanta o pagamento de prejuízos e danos materiais ou corporais que sejam causados a outras pessoas, em casos de acidentes de trânsito, por exemplo.

Conheça as particularidades do seguro de responsabilidade civil

Esse seguro difere dos seguros tradicionais que conhecemos, já que a sua cobertura abrange as consequências de danos morais, materiais ou corporais que o segurado possa causar a terceiros.

O seguro de responsabilidade civil garante ao segurado o reembolso, em casos em que ele seja responsabilizado por prejuízos a outras pessoas. Por este motivo, é importante que, ao contratar o serviço, você pesquise com advogados e na própria corretora de seguros os tipos de indenização por esses danos e quais são as situações em que você também pode estar exposto.

Os valores e custos desse tipo de seguro também não são uniformes, uma vez que o cálculo é feito de modo diferente para cada caso, e o reembolso irá variar de acordo com o valor que foi contratado na apólice.

Por essas características particulares, qualquer pessoa pode adquirir um seguro de responsabilidade civil, com a cobertura apropriada ao tipo de proteção exata de que precisa e seu dia a dia.

Assim, além de um seguro tradicional que envolva itens como carro, casa e vida, esse tipo de seguro é fundamental para que você esteja amparado em casos acidentais relacionados a outras pessoas de seu convívio.

Agora que você já sabe o que é um seguro de responsabilidade civil e como ele funciona, não deixe de consultar seu corretor para descobrir qual a melhor apólice para você.