O Que é Metabolismo?

Você conhece o ritmo do seu corpo? O metabolismo são as reações químicas que acontecem no organismo para modificar ou produzir moléculas. Pessoas que possuem o metabolismo lento engordam com mais facilidade e encontra, dificuldades em emagrecer, buscando formas de acelerar o metabolismo para facilitar o emagrecimento.

O metabolismo é uma série de reações químicas que sintetizam os nutrientes dos alimentos, gerando energia para as nossas células. O metabolismo precisa de nutrientes obtidos através da alimentação para acontecer, sintetizando, ou seja, quebrando enzimas e hormônios, destrói e cria células, entre outras muitas funções.

Meu metabolismo é diferente das outras pessoas?

Na verdade, não, o metabolismo de todas as pessoas funciona – ou deveriam funcionar – da mesma forma.  Todas as atividades são dadas na mesma sequência, para todas as pessoas, mas o ritmo varia de pessoa de pessoa. Oitenta por cento da taxa metabólica é determinada de acordo com a genética. Os outros 20% dependem de fatores externos, como  tipo de alimentação, prática de exercícios, sono, etc.

Por que o metabolismo é tão importante e como melhorar?

O processo metabólico é importante pois ajuda a sintetizar nutrientes que o nosso corpo precisa, assim como também ajuda na dieta. Estimulando o aumento do gasto energético, o que ajuda a perder peso.

Para melhorar o ritmo metabólico, além de ter uma genética, é possível agilizar um pouco o processo. Porém ao contrário do que muita pessoas pensam, o metabolismo não é culpado pelo ganho de peso, mas ajuda se a pessoa tiver predisposição ao sobrepeso ou obesidade.

E a alimentação é umas das maiores culpadas pelo metabolismo lento. Alimentos gordurosos, assim como alimentos conservados, deixam o metabolismo mais lento, pois o organismo demora mais a digerir, dificultando o bom funcionamento do corpo, por ser muito mais calóricos.

Alguns alimentos ajudam na função do metabolismo, além de acelerar os metabolismos que são lentos. Alimentos ricos em fibras, como frutas, shake Herbalife, verduras e cereais são excelentes opções, por exemplos. Além disso, é preciso evitar ficar muito tempo sem comer, pois o organismo começa a armazenar energia o que diminui ainda mais o ritmo do metabolismo.