O Que é LED?

Muito se fala sobre a Tecnologia LED. Para quem ainda não conhece, ao menos, já ouviu falar ou já viu algum aparelho que detém essa modernidade, pois assim como a evolução dos seres, tudo começa de forma arcaica até atingir o ápice das funcionalidades.

O que é Led?

O que é Led?

O LED deve ser dividido em duas partes: Primeiro, a invensão. Segundo, evolução.

O LED era – e por enquanto é – uma peça fundamental para o funcionamento simples de muitos aparelhos eletrônicos. Os mais leigos não sabem, mas o LED é usado nos números em relógios digitais , transmitem informações de controles remotos, iluminam relógios e informam quando  ferramentas e aparelhos estão ligados. Portanto, a maioria dos equipamentos domésticos, como Televisão, que estão com uma pequena luz acesa no momento em que está desligada, aquilo é LED. Esse é o período “primitivo” da tecnologia LED.

Mas da mesma forma que os “primitivos” foram os seres iniciais para espécie humana que hoje conhecemos, o início da tecnologia LEDé responsável pelos vários produtos eletrônicos modernos e sofisticados que temos hoje. Dentre eles, as TV´s LED, luminárias, semáforos com luz de LED, Painéis de LED, Cortinas de LED – estes usados para festas e shows – dentre outros.

Os LEDs são lâmpadas pequenas que se ajustam em circuito elétrico. Ao contrário das lâmpadas incandescentes comuns, eles não têm filamentos de alumínio, cobre, dentr outros,  que se queimam e não ficam se aquecem com facilidade. Além disso são iluminados somente pelo movimento de elétrons em um material semicondutor, fato que torna o LED mais resistente.

Diodo Emissor de Luz

O LED também é conhecido como Diodo Emissor de Luz. Geralmente, o material condutor é  arseneto de alumínio e gálio (AlGaAs). Esse elemento em sua forma pura todos os átomos se ligam aos átomo vizinhos, sem deixar elétrons (partículas com carga negativa) livres para conduzir corrente elétrica.

Mas como esse jogo de elétrons e átomos podem originar a luz? Primeiro temos que ter em mente que Luz é uma forma de energia que pode ser liberada por um átomo que em grande quantidade de pequenos pacotes de partículas, porém sem massa. Estas partículas, chamadas fótons, são as unidades básicas da luz. Os fótons são liberados como um resultado do movimento de elétrons.