O Que é Gota?

O que é gota?

O que é gota?

Gota? Muitos talvez já tenham ouvido falar nessa doença, mas talvez não saibam o que ela cause, ou o que seja de fato.

Gota é uma doença reumatológica, metabólica e inflamatória que atinge principalmente homens na faixa de 35 a 50 anos.

É causada pela elevação dos níveis de ácido úrico e consequente depósito de cristais de ácido úrico nas articulações, principalmente nas do “dedão” do pé e nas mãos. Mas podem atingir cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos.

Os níveis de ácido úrico se elevam com o aumento do consumo de proteínas, ou seja, consumo de carne, cerveja, enlatados, entre outros. Os níveis aceitáveis para o homem é de até 7mg/dl. Acima de 7mg/dl  chamamos de hiperuricemia, e a probabilidade de se ter gota é grande.

Vale lembrar que o aumento dos níveis de ácido úrico (hiperuricemia) isoladamente não quer dizer quer você tem gota, para se ter gota é necessário ter sintomas.

O principal sintoma é a dor, caracterizada como a pior dor da vida, geralmente começando pela madrugada. Percebe-se também o inchaço local e a “vermelhidão”.  Esse episódio de dor é caracterizado como uma crise de gota. Essa crise é autolimitada, ou seja, passará sozinha e o paciente não sentirá mais dor, entrando em um período entre crises. Esse período que pode durar de 3 meses a 2 anos, tende a encurtar em pacientes que não realizam o tratamento.

O diagnóstico é feito principalmente pela história clínica do paciente, mas devem ser realizados exames laboratoriais para sua confirmação. O tratamento consiste principalmente na mudança da alimentação, analgesia e drogas para a diminuição dos níveis de ácido úrico (alopurinol geralmente).