O que é Agricultura de Precisão?

Agricultura de precisão

Agricultura de precisão

AP nada mais é que Agricultura de Precisão, que é uma prática agrícola que vem sendo utilizada por grandes produtores, que consiste em interpretar dados de variabilidade espacial no campo com ajuda da tecnologia, para que tomadas de decisões possam ser feitas da melhor maneira.

Como gerar os dados a serem interpretados?

Hoje em dia o uso de softwares esta ajudando cada vez mais na geração de dados para uso na agricultura. Através de amostras de solo, podem se gerar vários dados em que, se utilizados com ajuda de softwares, facilita a interpretação para uma possível tomada de decisão.

O que fazer para tomar decisões?

Na agricultura, são várias as necessidades para que se possa ter uma boa qualidade de plantio, adubação e colheita. Para isso, se faz necessário ter o conhecimento da área em questão na palma da sua mão. Dados como, compactação do solo, úmidade, fertilidade, produtividade, etc., ajudam na escolha do que fazer e em que momento fazer, ou o que fazer em cada momento. Outra coisa que ajuda e vem sendo bastante utlizado (muitas vezes de maneira errada, mas isso será assunto abortado em outra oportunidade), são os mapas. Tendo disponibilidade dos dados e esses dados sendo bem georreferenciados, e possuindo o software certo, é possível gerar mapas que facilitarão na hora de tomar um rumo na lavoura.

Uso de máquinas de AP

Hoje em dia são várias as máquinas que possuem tecnologia para a utilização em AP. Tratores, semeadoras, pulverizadores e colhedoras, já possuem tecnologia embarcada para a utilização no campo. Tecnologias como GPS, RTK, piloto automático,aplicação a taxa variável, controle automático de seção em pulverizadores e em semeadoras, são alguns exemplos para quem deseja implantar a AP em sua lavoura e obter um aproveito melhor de sua área, conseguindo na maioria das vezes um ganho em produtividade, redução dos custos com insumos, e proteção ao meio-ambiente.

Esse foi só um resumão para quem deseja conhecer um pouco sobre AP, e é claro que possui várias outras coisas que não foram abordadas aqui, mas irei abordar em outras publicações. Quem estiver interessado em estudar AP, indico o curso Mecanização em Agricultura de Precisão, da FATEC Shunji Nishimura – Pompéia/SP. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão entre em contato: borges.scalisse@gmail.com.