O que é a Assessoria Aeronáutica

Assessoria aeronáutica

A assessoria aeronáutica deve ser fixa em uma empresa de aviação devido a grande importância que ela possui no funcionamento da empresa, principalmente em relação a adquirir novas naves e a venda das que já possui.

O serviço oferecido por uma assessoria aeronáutica na hora de adquirir novas naves, dentro do país ou no exterior, é fundamental para um bom resultado em relação à empresa que a contrata, por isso é necessário que a assessoria aeronáutica seja bem conceituada e saiba os detalhes de como funciona a empresa para a qual está trabalhando, pois cada empresa tem a sua necessidade e ele precisa entender o conceito da que o contratou.

O processo de obtenção de uma nave começa no planejamento, no qual se verifica quais as necessidades da empresa de aviação, como que tipo de avião precisa e o quanto que ele será usado, se precisa de um avião novo ou um usado é a melhor solução, quanto pode gastar no novo avião e qual será o retorno obtido após toda a documentação estar em dia.

Depois de todo o planejamento, o assessor aeronáutico irá fazer toda a negociação referente a taxas de transferência e o tipo de financiamento a ser realizado que esteja mais compatível com o financeiro da empresa de aviação.

Após a obtenção da nave, deve ser paga as taxas governamentais e entrar com o pedido de documentação da mesma, caso ela tenha vindo de fora do país é imprescindível que a documentação inclua a nacionalização do avião. Esses documentos de nacionalização são obtidos junto com a ANAC, COTAC, Banco Central, Receita Federal e RAB.
Somente quando toda a documentação estiver em dia que a aeronave poderá ser inserida no quadro de aviões disponíveis da empresa e começará o seu trabalho regularmente.