O que Causa Estrias em Homens e Mulheres

O que Causa Estrias

O que Causa Estrias

São como “rachaduras” sobre a pele que aparecem, principalmente, quando uma pessoa cresce ou ganha peso rapidamente ou mesmo por causa de certas doenças.

Comumente chamadas de estrias.

As estrias podem aparecer como resultado do rápido estiramento da pele e é freqüentemente associada com o alargamento do abdômen que ocorre durante a gravidez e podem ser encontradas em crianças que se tornam obesas rapidamente. As estrias também podem ser encontradas em crianças durante o crescimento rápido na puberdade. As mais comuns são estrias nos seios, quadris, coxas, nádegas, abdômen e costas.

As estrias aparecem como linhas paralelas na pele: são róseas e finas, mas depois de um tempo tornam-se esbranquiçadas e tomam aparência de cicatriz. Estas linhas podem ser ligeiramente profundas e ter uma textura diferente do que a pele normal.

As estrias também podem ocorrer como resultado da formação de colágeno anormal ou como resultado de drogas ou produtos químicos que interferem com a formação dos tecidos da pele. Da mesma forma, podem estar associadas com o uso prolongado de compostos de cortisona, diabetes, doença de Cushing e pós-parto.

Causas comuns

  • Gravidez
  • Puberdade
  • Obesidade
  • Uso excessivo de cremes para a pele à base de cortisona

Não há tratamento específico para estrias. Essas marcas geralmente desaparecem ou são amenizadas após o fator que causou o estiramento da pele. Cremes e pomadas podem auxiliar no tratamento, porém a solução absoluta para as estrias é a cirurgia plástica.

Caso você esteja grávida, procure por cremes e outros produtos de uso tópico que podem prevenir estrias: você pode procurar um dermatologista para se informar sobre os produtos disponíveis no mercado. O melhor remédio para as estrias ainda é a prevenção: pratique hábitos saudáveis com seu corpo e sua pele para mantê-la com aparência sempre jovem e saudável.