O Processo de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software

Os computadores tem se tornado um elemento chave em nossas vidas. Aos poucos e com certeza, eles estão assumindo muitas das funções que afetam nossas vidas de maneira crucial. Hoje, eles estão controlando todas as formas de transações monetárias, fabricação, transporte, comunicação, sistemas de defesa, sistemas de controle de processo, etc..

No futuro próximo, eles serão encontrados em nossos lares, controlando todas as formas de aparelhos. Sozinhos, são inofensivos pedaços de hardware. Com o tipo certo de software, eles podem levá-lo à Lua, literalmente e de maneira figurada. È o software que dá vida a eles. Quando precisam desempenhar um papel tão crucial, uma pequena falha tanto no hadware quanto no software pode levar a conseqüências catastróficas.

Com o curso observei que Infelizmente, embora haja processos bem definidos, baseados em fundamentos teóricos, para garantir a confiabilidade do hardware, não se pode dizer a mesma coisa do software. Embora ainda não exista uma teoria para desenvolvimento de software, é consistentemente necessário que o software se comporte de maneira previsível, mesmo em situações imprevistas. Por essa razão, existe uma necessidade de gerenciar seu desenvolvimento por meio de um processo bem definido e sistemático.

A abordagem “codificar e testar” não é suficiente. Aprendi com o curso que ela pode ser suficiente para problemas “triviais”. No entanto, na vida real, o software precisa ser projetado de forma a lidar com problemas extremamente complexos. O curso mostrou noções básicas, mas importantes, como que qualquer desenvolvimento exige uma equipe de especialistas, grupos de aspectos específicos do problema que surgir, pois apresentará solução adequada. No entanto, nenhum grupo pode trabalhar isoladamente, pois deve haver freqüentes interações entre membros da equipe.

A meta de qualquer processo de desenvolvimento de software é produzir software de qualidade.

Para desenvolvermos um software devemos fazer como tudo na vida, com precisão, confiabilidade, eficiência, flexibilidade, segurança e desempenho.

Tenho aprendido muito, e vou continuar aprendendo, mas desse curso a lição mais importante foi que o desenvolvimento de softwrae deve seguir um processo disciplinado, e vem de encontro ao que procuro fazer em meu dia a dia e em minha formação acadêmica.