O Problema do Saneamento Básico no Brasil

O problema do saneamento básico

O problema do saneamento básico

Quando falamos em saneamento básico no Brasil, logo lembramos da água encanada e do sistema de esgoto que temos em casa e esquecemos de tantos problemas comentados nos jornais e televisão. Porém, vale lembrar que, em pleno ano de 2012, ainda são vários os problemas enfrentados quando o assunto é saneamento básico ou a falta de saneamento básico. Esse ainda é um dos principais vilões e o maior causador do impacto ambiental em nosso país.

Isso acontece porque há ainda muita corrupção e as empresas responsáveis por tratar o esgoto e levar saneamento básico às periferias não cumprem o que se comprometem. Acabam, então, arrecadando milhões durante os anos e deixam de cumprir seu trabalho.

Claro, os problemas em relação à falta de saneamento básico não podem ser generalizados, pois existem várias municípios que contam com empresas especializadas e que são sérias e realmente fazem seu serviço como prometido.

Você Sabia?

Alguns problemas, muitas vezes considerados como naturais, têm como principal vilão, a falta de saneamento básico, principalmente quando o assunto está ligado à enchente de rios?

Segundo estudos feitos há algum tempo, a enchente no Rio Negro teve como principal responsável o sistema de saneamento que não funcionou corretamente. Como vários municípios despejam os dejetos no rio, o mesmo acabou tendo problemas assim que o nível de chuvas começou a aumentar.

Esse tipo de serviço ainda precisa ser muito bem desenvolvido dentro do país, pois dia a dia, a população vive um pesadelo quando o assunto é saneamento básico, principalmente nas periferias, favelas e populações que moram bem perto de rios e córregos.

Isso só pode ser combatido votando em políticos mais decentes e honestos e fiscalizando e exigindo nossos direitos, dia após dia. Dessa maneira, conseguiremos evitar doenças relacionadas com a falta de saneamento básico, como Hepatite, Amarelão, febres, lombrigas, entre outras, muito graves.