O Pré-natal deve começar antes da Gravidez

Organize-se e tenha um Pré Natal feliz.

Hoje, um pré-natal bem acompanhado já começa antes da mulher engravidar, fazendo exames laboratoriais para se pesquisar alterações que interferem com a gestação, como sífilis, AIDS, hepatite B, tipagem sangüínea, anemia, diabete, bem como para procurar imunidade contra rubéola.

O Pré-natal deve começar antes da Gravidez

O Pré-natal deve começar antes da Gravidez

Nessa mesma oportunidade a paciente é orientada a fazer uso do ácido fólico antes de saber se está grávida, para prevenção de malformação neurológica no feto.

O ácido fólico deve ser tomado nas primeiras cinco semanas de gestação, pois se a paciente esperar ter atraso menstrual para procurar um médico e fazer teste comprobatório, já se perdeu a chance da prevenção.

Quando a gestação não foi programada, basta se seguir do diagnóstico, através do qual é possível que todas as alterações sejam pesquisadas. O acompanhamento pré-natal, geralmente, consta de uma consulta mensal, que passa a ser quinzenal no final da gestação. São verificados o peso, a pressão, o crescimento uterino e batimento cardíaco fetal.

Com esse simples procedimento, o médico é capaz de fazer prevenção e diagnóstico precoce de inúmeras alterações, daí a importância do acompanhamento regular ao pré-natal.

Quando se descobre que está grávida, a reação é muito individual, pois tem a ver com o momento de cada mulher e alterações específicas no seu corpo. Não é infreqüente a mulher se assustar com a idéia da gestação e se sentir despreparada para ser mãe. A gestação dura quarenta semanas ou nove meses, tempo suficiente para ir se tornando grávida. Seu corpo vai mudar, mas seu emocional muda junto. Toda grávida é outra mulher no final da gestação.

O importante é passar para seu médico os temores que estão acontecendo para que ele seja seu aliado, saiba te orientar, desmistificar os medos e te preparar para o momento mais bonito que é o parto e o nascimento do bebê.

O ideal é que aconteça uma programação do início ao fim da gestação, uma organização que vai desde a idéia de concepção, até o signo do futuro bebê.

Programe-se e seja feliz…