O Poder do Açaí

A palmeira de açaí ganhou popularidade principalmente graças aos seus benefícios à saúde. Esta árvore cresce principalmente em pântanos e planícies de inundação e é membro da família das palmeiras. Há muitas espécies nativas desta árvore em regiões da América do Sul e algumas têm sido cultivadas para fins comerciais conforme a demanda por seus frutos tem crescido.

O açaí tem sido utilizado como suplemento alimentar e alimento básico nas regiões onde cresce localmente. As bagas podem ser consumidas como alimentos ou feitas em forma de suco. Este suco é freqüentemente combinado com outras frutas para criar bebidas e drinks com alto valor nutricional.

Os benefícios do açaí para a saúde incluem perda de peso e aumento da imunidade e do metabolismo. As bagas de açaí auxiliam na perda de peso de forma que as pessoas que o consomem sentem menos fome e apetite. Isso pode levar à perda de peso por ser mais fácil de aderir a uma dieta hipocalórica. Os antioxidantes e nutrientes nas bagas de açaí também podem ajudar a combater doenças comuns quando tomado regularmente, isto pode ser muito benéfico durante estações onde doenças como a gripe se tornam mais comuns ou para aqueles que trabalham em áreas onde possam ser regularmente expostos aos germes e outros contaminantes.

As bagas são normalmente vendidas congeladas ou em forma de suco embora outros métodos de preservá-las têm sido utilizados, principalmente devido ao fato dos frutos estragarem rapidamente, devendo ser utilizados logo após a colheita para preservar os nutrientes. O palmito retirado da palmeira é considerado uma iguaria para muitos e comidos como um vegetal.

Além dos benefícios proporcionados pelo açaí, as folhas dessa palmeira podem ser usadas para criar uma série de produtos como cestas e telhados. O tronco dessa árvore possui madeira que é naturalmente resistente a pragas e podem ser usados em casa ou em outras formas de construção. O óleo da árvore é também usado para tratar uma série de problemas de saúde como doenças do estômago ou úlceras dentro do corpo.