O Plano de Saúde e o Bem-estar dos Trabalhadores como Fatores Motivacionais na Empresa

Imagem photostock / FreeDigitalPhotos.net

Ao oferecer um plano de saúde aos colaboradores é uma forma de manter o pessoal motivado, proporcionando satisfação e bem-estar ao ambiente de trabalho com resultados positivos para a organização.

Funcionários saudáveis física e mentalmente são mais produtivos, rendem mais e faltam menos ao trabalho. Não há dúvida sobre isso e está é razão para empresas de qualquer tamanho investirem em planos de saúde para os colaboradores. Planos de saúde oferecem a chamada medicina preventiva, exames rotineiros, acompanhamento médico e orientação nutricional que previnem problemas com internações e tratamentos prolongados. Também economizam dinheiro, inclusive as despesas com substituições de pessoal, indenizações trabalhistas, novos treinamentos, entre outros gastos.

Medidas simples de grande eficácia que podem ser implantada em qualquer empresa é a valorização do exercício físico e do hábito de comer saudável. Incentivar o uso de bicicletas, promover caminhadas, reservar um espaço para atividades físicas no horário de almoço, ou ainda, estabelecer convênios com academias de ginástica nas proximidades ou mesmo, contratar um professor de ginástica para aulas na empresa, são varias as opções. incentivar hábitos saudáveis oferecendo e orientações sobre alimentos funcionais que, por exemplo, ajudam a reduzir glicose ou mantém pressão sanguínea normal podem, inclusive, render prêmios. Se na empresa houver lanchonete ou cantina esta deve oferecer sucos, frutas e alimentos leves, incentivando a correta alimentação e diminuindo a ansiedade provocada pela fome. Atitudes simples que motivam e multiplicam a saúde e o bem-estar.

A saúde da mente e tão importante quanto ao do corpo. Os empregadores devem prestar atenção ao estresse e a depressão, males comuns nos dias de hoje, e oferecer tratamento, assim como, propiciar pausas durante o dia para que os funcionários possam interagir com os colegas, respirar ao ar livre e fazer pequenas caminhadas. Ações importantes para o equilíbrio psicológico. Os funcionários irão se sentir valorizados.

Empresas de qualquer porte podem oferecer o benefício de um plano de saúde para os funcionários. Os custos dos planos empresariais são vantajosos quando comparados a planos para pessoas físicas. Os colaboradores reconhecem, se sentem valorizados e, certamente, isso se traduzirá em aumento de produtividade.  Várias pesquisas indicam que, na grande maioria dos casos, o clima da organização melhora, os prejuízos com faltas, licenças médicas e desligamentos por motivo de saúde, diminuem.

Se a sua empresa ainda não oferece planos de saúde aos funcionários, considere essa opção como um fator fundamental para motivação e dedicação dos colaboradores.