O Papel dos Líderes na Busca da Motivação

palestra motivacionalToda organização, todo gestor busca atingir e se possível superar suas metas. Para isso ele precisa de uma equipe de liderados competente, motivada, disposta a fazer a diferença. O líder só existe se tiver uma equipe de liderados. Um não existe sem o outro.

Esse é um tema recorrente e sempre presente em uma palestra motivacional. Arriscaria dizer que é a essência do que as organizações buscam ao contratar esse tipo de serviço.

Em nossos projetos de pesquisa de clima organizacional constatamos, apoiados por altas correlações estatísticas, que existem as seguintes  relações causa-e-efeito:

1. O líder tem discursos e práticas positivas, que geram:

2. Um clima organizacional positivo, que por sua vez gera:

3. Excelentes e sustentáveis resultados organizacionais

O que isso quer dizer na prática?

A busca de excelência nos resultados organizacionais, de forma sustentável, depende diretamente da atuação dos líderes, das coisas que ele fala e das coisas que ele faz. E isso precisa estar alinhado. Aliás, essa é uma das características da integridade. Numa palestra motivacional nos constatamos com centenas de participantes que muitos discursos são bonitos, atualizados, politicamente corretos, mas as práticas nem sempre se alinham aos discursos, causando descrédito aos gestores e um negativo clima organizacional.

A essência de discursos e práticas positivas dos líderes significa a busca constante de um equilíbrio entre resultados organizacionais, um clima motivador ao desempenho e abertura para inovação e flexibilidade. A ênfase exagerada em resultados de curtíssimo prazo, na base do “custe o que custar”, em geral custa muito às organizações e às pessoas, causando sérios desgastes, cujo custo  tentará ser transferido aos clientes, que pagarão o preço disso. Num ambiente competitivo, quem não oferece bons produtos e serviços, um bom atendimento e preços adequados, ficará fora. Portanto, desenvolver as competências dos gestores, em especial em competências de gestão de pessoas e equipes é sabedoria organizacional, que gera bons resultados num curto espaço de tempo.