O Papel do Governo no Crescimento Econômico da China

China - Crescimento Econômico

China – Crescimento Econômico

Ao longo da história o desenvolvimento econômico da China ocorreu em função da agricultura do país. Após a revolução comunista liderada por Mao Tse Tung, no entanto, o país passou por um mar de mudanças. Em 1995, depois 30 anos, o gigante vermelho teve seu PIB quintuplicado, raças à adoção de um capitalismo diferente, a chamada Economia social de mercado. Há incentivos para investimentos estrangeiros por parte do Governo, mas o Estado é responsável pela planificação dessa economia. Esse regime também recebe o nome de Economia socialista de mercado.

Governo estabelece as regras econômicas

Capitalismo de Estado, socialismo de mercado, há várias categorizações para o atual sistema chinês. Alguns especialistas elogiam o modelo, outros criticam, pois apontam que o país chegou a esse patamar às custas da exploração de mão de obra, e poluição do meio ambiente. É certo, no entanto, que o crescimento econômico da China foi um dos mais repentinos da história. A antiga nação agrária de palácios e prédios velhos é hoje a segunda maior economia global, e concentra nas metrópoles arranha céus estupendos e moderníssimos equipamentos urbanos.

Para garantir o crescimento a esses níveis, o governo chinês exerce o controle e regulamentação com o objetivo de que a economia não cresça de forma anárquica. Logo, são criadas regras para o estabelecimento dessas empresas. O Governo chinês também é responsável pela promoção de empregos, controle de inflação, e a garantia do crescimento sustentável do país. A China sobreviveu à crise econômica de 2008, graças ao papel incisivo do Governo na implementação de medidas de controle.

A maior feira comercial do mundo ocorre na China

O Estado também é responsável pela criação de programas de distribuição de renda, garantia de seguros sociais e controle da taxa tributária. É evidente que as novas ideologias econômicas dos últimos governos da china, são responsáveis pelo destacado papel do país no espectro da economia global.  É nessa leva que em Outubro deste ano ocorrerá a Canton fair, a principal  feira de negócios do mundo, que reúne empresas de todos os segmentos.