O Município de Guarulhos

O município de Guarulhos, que faz parte da Região Metropolitana de São Paulo é a segunda mais populosa o estado. Fundado em 8 de dezembro apenas 60 anos após o descobrimento do Brasil em 1560, inicialmente denominada de Nossa Senhora da Conceição pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva.

O Município de Guarulhos

O Município de Guarulhos

Este município já foi considerado a 9ª cidade mais rica do país em 2007, e atualmente Guarulhos detém o título de 2º maior PIB do estado. Isto se dá por um conjunto de fatores que estimulam o comércio e a circulação de pessoas. Um dos mais efetivos fatores para este alto desempenho financeiro é o famoso Aeroporto de Guarulhos – Governador André Franco Montoro, mais conhecido como Aeroporto Internacional de Cumbica. Este é o principal e o mais movimentado aeroporto do Brasil, fica localizado no bairro de Cumbica e atende a cidade de São Paulo inteira.

Não se sabe ao certo a etimologia, mas há quem possa dizer que o nome do município de Guarulhos venha da denominação dos indígenas que antes habitavam a região, os índios guaru, vertente da tribo dos guaianases e integrantes da nação tupi. Guaru na língua dos índios significa “índio barrigudo” ou “peixe barrigudo”.

O Município de Guarulhos conseguiu preservar muito da sua área verde natural nativa, e conta com inúmeros atrativos na sua rota de ecoturismo, como a reserva estadual da Cantareira, ou mais conhecido como o famoso Parque Estadual Cantareira com mais de 2.500 hectares de área verde. Não podemos também deixar de mencionar o Horto Florestal de Guarulhos, que é uma Reserva Biológica, considerada área de preservação permanente.

Há também uma homenagem à banda Mamonas Assassinas, banda que nasceu no próprio município de Guarulhos. Esta homenagem é uma estatua situada na Praça Mamonas, ela possui diversos canos com cortes especiais que emitem sons com o passar do vento.

Guarulhos - Homenagem aos Mamonas Assassinas

Guarulhos - Homenagem aos Mamonas Assassinas

É claro que um município deste porte não pode deixar de contar com excelentes polos de educação, e acredite este papel é desempenhado com sucesso por várias instituições de ensino superior como a Universidade Federal de São Paulo, a Universidade Guarulhos (UnG), a UNIMESP e a Faculdade de Tecnologia de Guarulhos (FATEC). Além disso o município conta com a sua própria unidade Cultura Inglesa próx. Ao Bosque Maia e da av. Paulo Faccini.