O Marketing Digital e a Telefonia Móvel

Marketing Digital e a Telefonia Móvel

Marketing Digital e a Telefonia Móvel

Um estudo realizado pela Ipsos MediaCt, com o apoio do IAB e da Mobile Marketing Association, apontou que 14% dos brasileiros já possuem um smartphone, totalizando cerca de 27 milhões de pessoas que acessam a internet pelo celular no Brasil. E segundo o site eMarketer, a publicidade na telefonia móvel ainda deve receber investimento de cerca de US$ 24 milhões ainda em 2012.

A conversão em vendas

A pesquisa mostrou que 80% dos usuários já buscaram pela internet móvel um serviço ou produto, 66% das buscas por negócios próximos renderam uma visita ao local, 31% efetivaram uma compra (o que corresponde à 8 milhões de pessoas) e 29% já mudaram de ideia quando estavam dentro da loja, baseadas no resultado de uma pesquisa pelo smartphone. Esses dados constatam que o celular na mão dos usuários, deixa de ser apenas um dispositivo para comunicação via ligação por voz, e passa a ser um instrumento de entretenimento.

Desta forma, o mobile marketing pode ser explorado em canais que os usuários já estão conectados, como aplicativos, jogos, redes sociais e até mesmo sites convertidos para rodar facilmente nos celulares, a cada dia que passa, aumenta substancialmente a conversão para os smartphones.

O Google de olho no marketing digital mobile

Para garantir participação neste crescimento do mercado mobile, o Google Brasil vai lançar até o final de setembro um serviço que fará a conversão de sites para uma versão mobile, gratuitamente. A compainha não deu detalhes sobre como vai funcionar o serviço, se poderão ter anúncios, ou se a versão para corporações vai ser paga, como acontece com outros serviços oferecidos pelo Google. O mercado crescente de telefonia móvel está na mira do marketing digital, e deve ser muito explorado a medida em que os smartphones vão se disseminando pelo país.