O HD Parece Estar Lento

O HD parece estar muito lento

O computador é formado por vários componentes, dentre os quais, está o disco rígido (HD) que, se for um HD desses tradicionais que temos, então ele será considerado o mais lento desses componentes que, juntos, formam o computador completo.

Essa suposta lentidão se deve a um motivo justificado, pois, enquanto os demais componentes que formam o computador são eletrônicos, o HD é misto, ou seja, tem algumas de suas partes sendo mecânicas e por isso se explica a lentidão em relação aos demais componentes.

Há uma troca de informações constantes entre HD, processador e memória RAM. É comum a gravação e exclusão de arquivos, no entanto, também é comum aumentar a lentidão quando se faz isso ao longo do tempo. Isso se deve também, exatamente a essa troca de  informações entre esses componentes.

Vejamos algumas dicas para melhorar esse problema

Certamente que, para se ter esse problema resolvido, bastava que não tivéssemos que instalar tantos programas e software ou ter que guardar muitas coisas no nosso HD, porém, como isso não é possível, então só nos resta remediar.

Liberar espaço no HD

Veremos algumas coisas que todos podem fazer e, a qualquer tempo. No caso do Windows, na área de trabalho, com dedo direito do mouse, clica em MEU COMPUTADOR e em propriedade. Veja a tela que se abrirá:
Liberando espaço em disco

Após clicar em informações e ferramentas de desempenho, você será encaminhado para essa outra tela:

Liberando espaço em disco

 

Liberando espaço em disco

Essa foto ao lado esquerdo é o resultado ao clicar em abrir limpeza de disco. Veja que nela há as opções de discos, onde você poderá fazer algumas coisas como, por exemplo, excluir arquivos que não estejam mais sendo utilizados, pode excluir pontos de restauração e deixando apenas o último ponto de restauração.

Ao selecionar disco “C:” por exemplo, se abrirá uma caixa com uma lista de arquivos para você selecionar aqueles que você deseja excluir e assim liberar mais espaço em disco. Em qualquer dos discos que você escolha, haverá uma opção com “limpeza de disco” e outra com “mais opções “. Use bem essa ferramenta, assim como também há outras que podem ajudar, como por exemplo, o Advanced System Care que você pode baixar e usar a versão gratuita e, essa é a sua tela:

Você pode selecionar o que fazer, pois, as opções estão do lado esquerdo como pode ver e, uma delas, é a limpeza de disco. Você pode  marcar e mandar verificar, podendo deixar que ele execute a ação automaticamente ou apenas verificar e você decidir depois.

Desfragmentador de disco do Windows

Existe ainda, o desfragmentado de disco do Windows, que fará também uma melhor organização das informações armazenadas, porém, esse programa acima, faz um trabalho mais completo. Em todo caso veja como chegar ao desfragmentador do Windows: Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco e clicar em desfragmentar disco. Desse modo, as informações serão armazenadas corretamente.

Agora, você tem que lembrar que, nem sempre se pode associar o bom ou mau desempenho de um computador a um único componente, haja vista que, tudo em um computador, em termo de desempenho é feito em conjunto.

Atenção: Não faça a desfragmentação agora. Nem com esse programa do Advanced System Care e nem com o do Windows. Isso deve-se ao fato de que, é bom fazer somente depois de várias modificações de arquivos e, ainda mostrarei como desativar a memória virtual do Windows, ajudando a melhorar o espaço em disco e depois de feito a liberação de espaço de disco a cima e mais essa da memória virtual, faça a desfragmentação. Mundo com Informatica.