O Dia-A-Dia do Grande Professor

O Dia-A-Dia do Professor

O Dia-A-Dia do Professor

Tomado por um  sentimento de gratidão que às vezes me acomete, dedico este artigo ao nosso ilustre professor. Afinal,  o professor é um dos responsáveis pelo processo de evolução e amadurecimento de uma sociedade.  É por isso que o seu grande papel é  pavimentar o acesso de todos ao universo do conhecimento e da cultura, não deixando ninguém à deriva. Até porque o próprio professor também constitui  um elo importante nesse processo evolutivo, uma vez que ele deve sempre rever seus métodos de ensino, absorver novas idéias, se reciclando, enfim…

É claro que não existe nenhum professor perfeito. Ele, como qualquer pessoa, tem seus  problemas pessoais, não recebe ainda um salário condigno, e às vezes sofre ameaças à sua integridade física em algumas salas de aula; e não sendo pouco, quase sempre é tratado com descaso pelas autoridades que se mostram insensíveis às exigências da classe docente.

Felizmente o grande professor não desiste nunca. O seu amor à profissão é muito maior que as adversidades. E não é à toa que faço minhas as palavras do famoso escritor Vincent T. Lombard,  “A diferença entre o vencedor e o perdedor não é a força nem o conhecimento, mas, sim, a vontade de vencer”.

É por isso que,  graças à força de seu exemplo, o professor consegue fomentar nos alunos o gosto pelos estudos que os deixarão mais preparados para a vida social. É assim que ele ( o professor ) granjeia o respeito e a admiração de todos os que valorizam a educação neste país, pois estes têm a convicção de que, para o professor, tão importante quanto qualquer desenvolvimento cognitivo, é o desenvolvimento humano que começa pelo respeito a todas as classes sociais, independente de raça, cor, religião ou idade.