O Consumo Na Sociedade Moderna

Que vivemos numa sociedade consumista que facilmente perde o controle de seus gastos e, consequentemente, de suas dívidas, disso ninguém duvida! Nunca houve tanta oferta de produtos vendidos em lojas, ou oferecidos pela Internet ou pela televisão. E já nem nos imaginamos sem os shoppings ou sem as  grandes lojas tradicionais. Sem contar que a alta tecnologia nos obriga a comprar aparelhos e produtos cada vez mais novos,  pois o que compramos ontem, hoje já está totalmente obsoleto.

O Consumo Na Sociedade Moderna

O Consumo Na Sociedade Moderna

Na enxurrada de novidades que inundam prateleiras e vitrines, há produtos para todos os gostos e para todas as idades, segundo o poder aquisitivo de cada um. E nos identificamos com o visgo de cada  anúncio que chega aos nossos olhos, em forma de belas mensagens coloridas.

É claro que às vezes tentamos não comprar nada por impulso, sob a alegação  de que não somos objetos de manipulação da mídia; mas que remédio, se o prazer de comprar – e até sem motivos – é o que nos dá essa sensação gostosa de poder e liberdade?

Em circunstâncias tais – você diria – o mais sensato é apelar para a razão. Mas até esta ultimamente já está se deixando levar pelas facilidades dos cartões de crédito e das promoções, em dias especiais.

E como as coisas mudaram!… Antigamente as pessoas eram mais contidas e equilibradas  na hora de irem às compras. Até porque a mídia televisiva, em contraste com a de hoje, ainda estava em seu estágio primitivo, não tendo, portanto, o poder de manipular multidões.

Não queremos dizer com isso que não haja consumidores conscientes e responsáveis hoje em dia; sim, há, e muitos. Mas infelizmente esses, no meio da multidão de gastadores vorazes, são como agulhas no palheiro.