O Clima Organizacional Interfere Diretamente na Qualidade do Trabalho

O clima organizacional nada mais é do que a qualidade do ambiente que vem percebida ou mesmo experimentada por todos os participantes de empresa ao entrar no ambiente de trabalho, e que muitas vezes acaba influenciando diretamente o comportamento. É uma atmosfera considerada psicológica que todos percebemos quando entramos em determinados ambientes e ainda que nos fazem sentir bem ou não para permanecer no local, bem como interagir e realizar processos.

Clima organizacional

Clima organizacional

A influência do clima organizacional na vida das pessoas

Somos sempre influenciados pelo clima organizacional, apesar disto ao mesmo  tempo acabamos o influenciando. Este grande circulo de influencias acabam criando efeitos onde chamamos de realimentação do auto reforço, o que faz com que muitas características existentes da cultura do usuário possam ser amplificadas através de possíveis comportamentos repetidos em relações de dia a dia. Desta forma se a cultura organizacional for totalmente viciosa os ciclos de influência acabam por sua vez arrastando a empresa para comportamentos que sejam cada vez mais destrutivos o que prejudica diretamente a produtividade dos indivíduos bem como desgastando as pessoas e ainda os relacionamentos interpessoais.

É vital que possamos conhecer os fatores determinantes que possam dificultar diretamente toda a manutenção dos climas organizacionais existentes, e produtivos principalmente se tivermos a pretensão de intervir de forma totalmente significativa para mudar cenários.

Quem são os inimigos do clima produtivo

Podemos citar como principais inimigos dos climas organizacionais os problemas de relacionamento entre os colegas, bem como gestores e seus subordinados determinados, com isto a falta de atitudes que sejam negativistas e toda a instabilidade emocional devem interferir neste sentido. Para que se possa saber se a empresa está com este tipo de problema é possível se perceber alguns sinais.

Dentre estes sinais podemos citar a perda de talentos, as reclamações trabalhistas, perdas diversas, problemas relacionados a produtividade, motivação, bem como assiduidade, inovação, entre uma série de outros problemas determinados. Existem vários prejuízos além destes e podem ser totalmente catastróficos, por isso precisamos avaliar cenários como um todo para que tenhamos ideia de toda a dimensão dos problemas.

O clima organizacional interfere diretamente na qualidade do trabalho.