O Câncer Masculino

Não estamos aqui falando da próstata, órgão sujeito ao câncer em todos os homens a partir de quarenta anos. Trata-se de um evento pouco comum no meio masculino, mas, que se não tiver a atenção adequada e no tempo certo, pode levar o paciente à morte. É o câncer de mama que também pode atingir o sexo masculino, e a falta de informação e conscientização a seu respeito, anda preocupando a medicina.

Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

Quase todas as pessoas associam o câncer de mama somente ao sexo feminino, desconsiderando a possibilidade dele ocorrer nos homens, talvez pela mídia exacerbada para proteger as mulheres de sua ocorrência, onde ele é mais incidente, muitos não o consideram provável em um peito de homem. Mas, o fato é que ele acontece e pode trazer sérias conseqüências aos desavisados, os quais quando o percebem, normalmente já está em estágio bastante avançado, contribuindo negativamente para as chances de cura. A cada cem diagnósticos de sua ocorrência, um é de indivíduo masculino, ou seja, um por cento de todos os diagnósticos. Este pode ser o motivo pelo qual os homens não procuram antecipar-se à doença, o que pode ser fatal para eles. Somente no ano de 2008 foram registradas mais de onze mil e oitocentas mortes, devido a este tipo de tumor maligno e desse número pode-se separar cento e vinte e cinco de homens que padeceram com a doença.

Muito embora o número de ocorrências seja pouco significativo, é bom que os homens estejam alertas e incluam em seus exames periódicos a sua prevenção, por que ele pode matar. O professor Antonio Figuera, da Universidade de Pernambuco, realizou uma pesquisa sobre a ocorrência de tumores de mamas em homens, onde constatou que, dos quinhentos casos analisados algo em torno de três por cento era maligno. Um britânico de cinqüenta e oito anos foi diagnosticado com a doença, e promoveu uma campanha de conscientização das pessoas sobre a incidência do tumor também nos homens, orientando a todos para não descuidarem do diagnóstico, e não se envergonharem de procurar o médico tão logo possam perceber qualquer anomalia.

Do mesmo modo como ocorre nas mulheres, pode aparecer nódulos endurecidos nas mamas masculinas, ou ainda debaixo das axilas, além de algumas secreções que não podem ser desconsideradas. A faixa etária de sua ocorrência está em torno dos sessenta anos. Alerta máximo para os homens.