O Artesanato Como Uma Forma de Vida e Fonte de Renda

O artesanato é uma atividade que exige sensibilidade, talento e habilidade. É essencialmente o próprio trabalho manual do artesão, e sua origem é mais antiga do que parece: os primeiros objetos criados pelo homem eram artesanais e refletiam a cultura de uma época, além de historicamente retratarem o espaço e a forma como os antigos povos viviam.

Artesanato - Forma de Vida e Fonte de Renda

Artesanato - Forma de Vida e Fonte de Renda

Desde as épocas mais remotas, esses povos por mais primitivos que fossem sempre utilizaram matérias-primas para artesanato encontradas na natureza para retratar o mundo e produzir alguns artigos de sua necessidade. Entre estes materiais podemos citar o barro, a madeira, a pedra, a argila e o vime, entre outros. Estima-se que os primeiros potes de barro, por exemplo, tenham surgido da necessidade do homem de encontrar um meio de transportar água. Para tanto, o artesão, sem criar moldes repetidos, usava apenas as mãos ou ferramentas simples.

Atualmente, o homem evoluiu e novas tecnologias surgiram, mas o artesanato se mantém como um contraponto à mecanização e a falta de identidade dos artigos produzidos em série. Isso tem aumentado sua importância no mundo e na economia social, já que esta forma de arte já não é mais vista apenas como uma forma de expressão artística, um hobby ou uma opção de renda extra; mas como uma profissão, muitas vezes uma alternativa ao desemprego.

A cada dia surgem nossas associações e feiras que divulgam e valorizam cada vez mais o trabalho do artesão, permitindo que eles possam viver de seu trabalho e atender a imaginação do cliente, customizando o produto de acordo com o que ele quer. Os resultados são pequenas obras de arte com características que a tornam únicas e especiais. Para tal, o artista pode reproduzir aquilo que tem em mente através de diversas técnicas.

Conheça algumas delas:

PINTURA: A pintura acompanha o ser humano por toda a sua história. É a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela ou uma parede. A pintura a óleo é considerada por muitos como uma expressão artística das mais importantes. A cor é o elemento fundamental da pintura, que pode transmitir a quem observa sensações implícitas de calor, frio, profundidade e sombra, entre outros.

MOSAICO: é um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedras ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.

ESCULTURA: é uma arte que representa imagens em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, ou a moldagem para a criação de algum objeto. Vários materiais se prestam a esta arte, como o bronze, o mármore, a madeira, a argila ou a cera, por exemplo.  Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, tradicionalmente o objetivo maior sempre foi retratar o corpo humano ou uma divindade.