O Ambiente de Trabalho e a Evolução Tecnológica

As ideias ao montar um negócio ou empresa devem ter um aparato tecnológico que vai gerar funcionalidade ao desempenho do trabalho.

Qual a diferença no passado para o cenário atual com o uso da tecnologia no âmbito das empresas?

Se levarmos em consideração o fator tempo, veremos que foi o que mais ganhou com isso, a modernidade grita por rapidez e os serviços tentam alcançar essa velocidade. Para alguns, compensadoras, mas para outros, uma consequência do empobrecimentos de certos serviços e produtos, há o que balancear.

Imagine que muitas grandes empresas, inclusive multinacionais, começaram como empresas no seio familiar, como filhos e pais trabalhando juntos. Esse cenário é um ambiente favorável para pesquisar como a tecnologia provocou mudanças nessa área.

Mudanças ao longo dos séculos

Há famílias comandando empresas há mais de 1000 anos, passando de geração para geração, de pai para filho. A italiana Ricasolli, comanda a produção de vinho e azeite desde 1141, quando a posse de terras de um castelo foi transferida para a família.

Imagine as transformações que uma empresa como essa sofreu e o que essas mudanças provocaram nas relações de trabalho e com o público. Máquinas para selecionar sementes, análise de mostras e até a beleza dos rótulos, todo processo de produção é modificado com a tecnologia.

O interessante é imaginar que no início, quando não havia todo o aparato que está disponível no mercado hoje, um empresário teria que ter a cabeça à frente do tempo para arriscar, o que hoje é uma das principais características de quem é empreendedor.

Motivação e ação

O empreendedor é um motivado in natura, assim podemos dizer. A motivação vem de dentro e faz parte de um muro quase indestrutível para conseguir alcançar os resultados esperados. A tecnologia neste processo serve de organizadora de ações, a internet, o telefone, o celular, os blogs, as máquinas, tudo desempenha um suporte para agregar e conduzir as ideias.

O lado de fora de uma empresa

Todo esse sistema não tem razão de ser se não há uma relação saudável com os consumidores e clientes. A informação e o atendimento ao consumidor também evoluiu muito, sabemos o quanto é importante a imagem da empresa para o público.

A manutenção do diálogo com o cliente é tarefa que exige respeito e dedicação, manter um canal aberto de comunicação e enfrentar as reclamações.

Do uso de um simples telefone para central Pabx

Com aumento de produção e aumento de demanda de produtos, aumenta também o número de clientes e a comunicação exige mais abertura. A telefonia ainda tem um papel relevante nesta relação, desde o uso de uma simples chamada até a implantação da central Pabx de uma empresa.

A central funciona como organizador de chamada, separa ramais e facilita o fluxo de ligações em uma empresa resguardando a privacidade e a velocidade no atendimento, além de gerar economia nas ligações.

À frente de qualquer ideia para oferecer serviços ou produtos para o público deve-se resguardar o respeito ao consumidor, gerador direto de renda para as empresas. Além de segurança para quem realiza as funções como empregado.

É certo que todo esse desenvolvimento tecnológico deve trazer um equilíbrio nas relações de trabalho e não o contrário, como em muitos casos acontece. Você acha que a tecnologia favorece sua produção de tarefas?