Morre Rubén Aguirre, o Professor Girafales do Seriado Chaves

Mais um personagem querido das séries transmitidas nos canais da CS Claro se vai, o ator Rubén Aguirre, mais conhecido pelos brasileiros como o professor Girafales do seriado da TV mexicana “Chaves”, faleceu no último dia 17 de junho, aos 82 anos, devido a complicações com diabetes e problemas renais, enfermidades com as quais convivia há um longo período.

O professor Girafales, seu personagem mais famoso, ficou conhecido mundialmente, e, até os dias de hoje, desperta a alegria e a comoção no coração das pessoas e, em especial dos brasileiros.

Aqui vamos celebrar a vida de Rubén Aguirre e algumas curiosidades sobre seus personagens em uma pequena homenagem para o nosso querido professor Linguiça, ops, perdão, Girafales!

Professor Girafales

O começo do professor Girafales

O personagem iniciou na série na década de 1970, seu principal objetivo era educar e ensinar boas maneiras as crianças da vila e seus amigos, uma tarefa quase impossível, convenhamos.

O nome professor Girafales

Roberto Gomes Bolaños criou o personagem por conta do tamanho de seu amigo Rubén Aguirre, que tinha 1,96 de altura.

Tema de “…E o Vento Levou”

A música tema do professor Girafales e da dona Florinda era uma variação do tema do clássico filme “…E o Vento Levou” (Tara’s Theme). É a música mais conhecida da série e reconhecível até por pessoas no Brasil que não acompanham o programa.

A origem do “Ta ta ta ta ta”

A ideia do famoso “Ta ta ta ta ta” do Professor Girafales, segundo o ator Rubén Aguirre, vem de um professor de sua infância chamado Celayo Rodríguez.

Gol de Pelé

É sabido que o seriado Chaves teve várias alterações em sua dublagem para se adaptar ao público brasileiro. Por exemplo, “Acapulco” virou “Guarujá” e outros casos.

Mas as cenas em que o professor é atingido por um martelo, desmaia e depois acorda gritando “gol de Pelé” é autêntica. Rubén Aguirre realmente acorda gritando o nome do mais renomado jogador de futebol de todos os tempos.

Além da série Chaves

Aguirre também participou do seriado “Chapolin”, interpretando vários papeis marcantes, como o doutor Zurita, o ladrão Poucas Trancas e o mordomo da casa mal-assombrada.

Depois de Chaves

O seriado parou de ser filmado nos anos 80, por causa disso, Aguirre se tornou diretor de televisão e atuou como Professor Girafales em um circo de personagens que rodava o México. No ano de 2007, ele sofreu um acidente de carro e foi parar na cadeira de rodas.

Tomou uma medicação para curar a perna e, por conta dela, ganhou muito peso. Saindo da cadeira de rodas, mas precisando de uma muleta para se locomover.

Mesmo no fim, mantinha o humor em alta, pois foi uma pessoa feliz na maior parte de sua vida. Deu várias entrevistas aos veículos brasileiros, todos de maneira bem-humorada e expressando seu carinho e gratidão pelo Brasil.

O funeral de Rubén Aguirre aconteceu na tarde do sábado, dia 18, em Puerto Vallarta, no México.

Que o professor Girafales encontre os queridos personagens da vila do Chaves que também já se foram em paz. E você pode encontrá-los aqui, nos canais da CS Claro sempre que sentir saudades do nosso querido professor.