Música – Poder e Benefícios para a Manutenção da Vida

Nada melhor do que sentir o benefício da melhoria de nossa vida.

Nada melhor do que sentir o benefício da melhoria de nossa vida.

Historicamente, a música vem exercendo ao longo do tempo fontes de enriquecimento a níveis de melhorias, no que diz respeito à saúde mental, corporal e espiritual. Diversas comprovações científicas indicam melhorias na memória do individuo, melhora em sua autoestima, revitalização energética, serenidade, auxílio na concentração do pensamento entre diversas outras vertentes. Para aquelas pessoas que buscam dar mais movimento ao seu corpo, e buscam incentivos para isso acontecer, a música é um excelente aliado. Um bom exemplo é auxiliar no distanciamento de sentimentos contrários a saúde, e proporciona momentos únicos de contemplação e bem estar.

Existem estudos comprobatórios na ação até no que diz respeito ao controle das dores físicas, aliviando consideravelmente o estado em que a pessoa se encontra. A música exerce importante vitalidade para expandir vínculos afetivos, pois o movimento da musicalidade proporciona interações sociais, e fortalecem a comunicação entre os mesmos. Para pessoas que gostam de mergulhar na profundidade de si mesmo, é um bom convite para o autoconhecimento.

A música também auxilia as pessoas com problemas de insônia, e o mais impressionante, auxilia no melhor funcionamento das ondas cerebrais, impulsionando entre outras coisas, uma melhoria satisfatória na coordenação motora do individuo. Sua linguagem é atemporal, unem pessoas, nações, diferentes povos passam num segundo ao entendimento mútuo de sentimentos. Agrega valores e semeia benefícios a todos que podem usufruir desta verdadeira benção que é a música. Existe um interessante estudo aos benefícios da música clássica, ao bem estar das pessoas, auxiliando gradativamente na melhoria do nosso QI. E aprofundando ainda mais este estudo, existem experimentos que comprovam uma melhor qualidade na plantação de algumas espécies de legumes ou verduras, quanto ao seu maior crescimento, enquanto é tocada uma determinada música.

Os pais no cuidado de seus filhos, a música exerce vital importância para o crescimento do jovem com sentimentos mais serenos, pacíficos e primados em ações e reações de valores mais elevados. Pode não ser toda e qualquer música que tenha este poder de elevação, mas como tudo na vida, nossos caminhos dependem das consequências de nossas escolhas. O livre arbítrio também interage no campo musical. É bom lembrar também que a música interfere e muito em diversos rituais religiosos, onde suas ondas harmônicas passam profundamente nos sentimentos das pessoas, auxiliando assim desta forma, sua conexão com o sagrado.

Este elemento é tão presente em nossas vidas, que pessoas casam, caminham, se divertem, trabalham, ganham dinheiro, passam o tempo, está presente em trilhas sonoras, em comerciais e até em nossos sonhos. Por isso que fundamentalmente não podemos desperdiçar este tesouro, que esta tão presente e a nossa disposição. Dizem que sorrir é o melhor remédio, agora imagine sorrir ouvindo uma boa música! Com certeza não terá dinheiro que pague, e a sua saúde é quem irá lhe agradecer. Confira Musicoterapia entrevista.