Está fazendo musculação e não está a fim de gastar muito dinheiro com suplementos alimentares? Encontre na soja uma fonte de proteínas completa e bem barata no consumo de proteína de soja texturizada. Leia este artigo e veja todos os benefícios que a soja tem para te oferecer.

Proteína de soja - Proteínas de qualidade

Proteína de Soja como Suplemento Alimentar

A proteína de soja é rica em vitaminas do complexo B, A, C e E. Outra riqueza encontrada na soja está na presença dos minerais: cálcio, fósforo, ferro e potássio. Também possui ótimo teor de fibras, de extrema importância para o funcionamento intestinal adequado. Dos vinte aminoácidos que o ser humano requer, apenas dez são produzidos pelo nosso organismo. Os outros dez precisam ser obtidos através da alimentação. A proteína de soja provê todos os aminoácidos restantes em quantidades adequadas, sendo considerada uma proteína completa.

Para quem pratica esportes, a proteína de soja é ótima para o ganho de peso, aumentando a massa muscular, e é também muito útil para recuperar forças entre treinos de musculação, evitando assim o over-training. Os estudos que já foram feitos nesta área, demonstram que tomar proteínas juntamente com hidratos de carbono é mais eficaz do que ingerir alimentos que têm muita proteína e poucos hidratos de carbono.

Em média, um atleta interessado em ganho muscular deve consumir de 1.5 a 2g de proteínas por quilo. Isso representa uma quantidade difícil de conseguir apenas com alimentação. Supondo que você tenha 75kg de peso, isso representa cerca de 112g de proteína por dia considerando a média de 1.5g.

Qualquer pessoa pode beneficiar com a ingestão de um maior número de proteínas, mesmo que não tenha nenhuma deficiência nutricional que obrigue a tomar algum tipo de suplemento alimentar. Existem pessoas que têm alergias à soja, mas são muito raros esses casos, no entanto se você toma algum tipo de medicação consulte o seu médico para saber se existe algum tipo de incompatibilidade com a proteína de soja.

Visto que o preço da proteína isolada de soja é relativamente alto, mas ainda sim muito mais barata que a whey protein, uma boa opção para quem quer incluir a proteína de soja na dieta sem gastar muito é a proteína texturizada de soja, também chamada de “carne de soja”, que possui mais de 50% de proteínas de alta qualidade em sua constituição e custa em torno de R$5,00 o quilo e pode ser ingerida pura ou misturada com outros alimentos.

Em termos de quantidades ingeridas, não há nenhum limite acerca de abuso na ingestão de proteínas, por isso deverá ser tratado como um alimento normal, em que não se deve abusar além do que é necessário.

Ainda existem pessoas que relacionam o consumo da soja apenas com indivíduos vegetarianos. No entanto, este alimento além de possuir inúmeros benefícios para nossa saúde, deveria estar presente na dieta de qualquer atleta ou praticante de atividade física, mesmo que esses incluam alimentos de origem animal em sua dieta.

Para quem tem problemas com a acne, o site Beleza Inteligente também citou a soja como grande auxiliadora na prevenção e tratamento de espinhas e cravos: “A dieta indicada deve conter alimentos fonte de isoflavonas (soja) e lignanas (linhaça) para auxiliar na modulação hormonal”. Inclua a soja em sua dieta e colha os benefícios de uma alimentação leve e mais saudável.

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