Mousse de Chocolate Simples se Desmancha na Boca

Uma das receitas de sobremesa mais apreciadas pelos brasileiros é a mousse de chocolate simples. Como o próprio nome diz, ela é tão fácil e simples de preparar que qualquer pessoa, até mesmo quem não tem intimidade com a cozinha, com o fogão, com o forno e com as panelas, poderá se aventurar e tentar fazer esta sobremesa. E o que é melhor, você irá conseguir. Outro detalhe importante é que a receita é de baixo custo, por isso não há motivos para não tentar preparar a mousse.

A mousse de chocolate fácil é uma sobremesa bastante cremosa, mas consistente. De tão leve, ela se desmancha na boca e dá um enorme prazer a quem come. Impossível ficar indiferente à mousse de chocolate. Você pode até encontrar algumas variações de receitas, no entanto, a mousse de chocolate fácil vai te provar que simplicidade é importante, e que não é preciso misturar uma variedade enorme de ingredientes para deixar a sobremesa gostosa. Receitas simples estão com tudo.

Juntamente com o pavê e os profiteroles, a mousse é muito apreciada por crianças, adultos e pessoas idosas, fazendo parte do cardápio de muitos restaurantes em todo o país. E é justamente por ser uma sobremesa bem leve, o motivo pelo qual ela tem muitos fãs. Nos restaurantes, ela pode ser apreciada após o almoço ou o jantar, mas em casa, você pode oferecer a uma visita de última hora, ou então, saboreá-la como um lanche no final da tarde.

Na hora de oferecer a mousse para os convidados, lembre que a apresentação do prato conta bastante, ainda mais se você quiser impressionar alguém especial, tipo o namorado ou o noivo. Por isso, capriche no visual, afinal de contas, o paladar também é muito estimulado pela visão. Uma dica é servir a mousse em taças e, quem sabe, ainda colocar alguns pedaços de chocolate por cima. Com certeza, o sucesso será garantido e você ainda vai receber muitos elogios por sua performance na cozinha. Lembre-se de um detalhe muito importante: a mousse deve ser servida sempre fria, por isso só retire a sobremesa da geladeira na hora em que for servir.

Mas, de onde vem a palavra mousse? Qual é a origem desta palavra? Bom, a palavra mousse vem da língua francesa (mousse) e que significa espuma. Assim sendo, a mousse como nós conhecemos significa algo leve e espumoso, porém com textura estável. O prato é tradicionalíssimo da culinária francesa e teria sido criado no início do século XX pelo artista francês Henri de Toulouse-Lautrec, que a chamou originalmente de “maionese de chocolate”. Sua fama se espalhou por outros países e, hoje, comer uma mousse já virou praticamente um ritual, uma “obrigação” para quem entra em uma casa de doces.

No entanto, você sabia que além de mousse doce, você também pode comer mousse salgada? Pois é. Não sei se mousse salgada vai agradar ao paladar dos mais exigentes e tradicionalistas, no entanto, é possível comer mousse de agrião, de palmito, de salmão, de atum e até de brócolis. Será que estas mousses vão fazer sucesso com estes ingredientes? Só experimentando. Uma dica para quem for preparar mousse salgada: ela pode ser servida como entrada, e não como sobremesa.