Motivos para viver em uma cidade litorânea

É difícil encontrar alguém que não goste de praia. Você pode até encontrar alguém que se irrita com a areia e prefere uma piscina, mas a qualidade de vida oferecida pela maior parte das cidades litorâneas é inquestionável. Há pessoas que, embora bem-sucedidas, cansam-se do estresse da rotina nas grandes capitais e optam pela tranquilidade das cidades costeiras. A procura por imóveis no litoral tem aumentado bastante, tanto para moradia quanto para usos periódicos, como é o caso do condomínio Acapulco Guarujá.

Motivos para viver em uma cidade litorânea

Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios oferecidos a quem deseja viver na praia:

Boa saúde

As cidades litorâneas possuem um clima úmido por natureza, o que é bom para o sistema respiratório. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, o contato com o ambiente da praia tem impactos diretos sobre a saúde emocional das pessoas, já que promove redução nos níveis de estresse. Esses benefícios para a saúde não são exatamente uma novidade, tendo em vista que médicos já receitavam banhos de mar a seus pacientes para tratamento de várias doenças, desde o século XVIII.

Por conta desses benefícios, é nítido perceber que a expectativa de vida é maior no litoral. A Baixada Santista, por exemplo, conta com uma grande população de idosos.

Esporte e Lazer

Também não é nenhuma surpresa notar que viver na praia é um estímulo a um estilo de vida mais ativo. Nas grandes cidades, é uma reclamação comum e constante a falta de espaços de lazer e para a prática esportiva. Contudo, quando se tem uma praia no quintal, a motivação é maior para caminhar, correr, nadar, mergulhar, malhar, surfar, brincar com o cachorro, entre outras atividades. As cidades litorâneas geralmente possuem praias com características diferenciadas – algumas mais calmas e outras mais agitadas – de modo que qualquer pessoa pode encontrar um espaço para se divertir à sua maneira. Além disso, as áreas mais planas convidam a população a deixar o carro em casa e apostarem nas bicicletas.

Tranquilidade

Em comparação com as grandes capitais, as cidades litorâneas geralmente proporcionam um estilo de vida um pouco mais tranquilo. A proximidade com o mar tende a deixar o ar menos poluído. Além disso, com congestionamentos menores, os moradores perdem menos tempo para ir e voltar do trabalho ou dos estudos. Uma ressalva, no entanto, deve ser feita: nas férias de verão, muitos turistas ocupam a cidade e “roubam” um pouquinho dessa tranquilidade.

Infraestrutura

A maior parte das cidades litorâneas, especialmente as de maior porte, conta com diversos tipos de estabelecimentos. Escolas, universidades, hospitais, supermercados, restaurantes, lojas, entre outros serviços são facilmente encontrados nessas cidades. No estado de São Paulo, Santos e Guarujá são os municípios que mais se destacam neste aspecto.

Se você está procurando por mais qualidade de vida, saúde, bem-estar e tranquilidade, venha morar no litoral.