Motivação: O Que é e Como Consegui-la?

Motivação: O que é e como consegui-la?

Motivação: O que é e como consegui-la?

Muito se vê e se escuta a respeito de motivação nos dias de hoje. Precisamos ser motivados em nossa vida, nossos estudos e na evolução de nossa carreira. Mas uma pergunta que surge em nossa mente é: afinal o que é motivação? E como consegui-la?

A motivação

A motivação é uma força interior que se modifica ao longo dos momentos e situações que as pessoas passam durante a vida. Ela é pautada em necessidades e objetivos. Por exemplo: se você necessita comprar uma casa, essa será sua motivação para trabalhar e alcançar esse objetivo. Ou se você quer conseguir o emprego dos sonhos, essa é sua motivação para estudar e se especializar até chegar a esse objetivo.

Abraham Maslow afirma que o “homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica” e nessa hierarquia, estão organizadas as necessidades do homem em uma pirâmide, a famosa pirâmide de Maslow. A pirâmide indica que as necessidades humanas devem ser supridas na seguinte sequência: Fisiológicas, de segurança, sociais, de autoestima e de auto realização.

Motivação é um movimento para a ação. Do latim “moveres”, que significa “movimento”, a motivação carrega esse sentido de movimento em estudos de diversas ciências, desde a psicologia, etologia e outras ciências humanas. Ou seja, a motivação é um impulso interno, um movimento, que leva à ação.

Como motivar pessoas?

Se a motivação é um impulso interno que todo individuo possui, cabe à pessoa que necessita ser motivada (nesse caso aplicar a automotivação) ou quem deseja motivá-la, descobrir qual é a “faísca” que precisa ser acesa para criar motivação para seguir um objetivo.

Se você é um gerente, um líder, ou uma pessoa que precisa motivar outras pessoas para atingir objetivos em comum, saber como motivar alguém, ou seja, incentivar a motivação em uma pessoa é ainda mais importante.

Não é impossível criar motivação em alguém como alguns afirmam, porém não é algo simples. Motivar é uma tarefa que exige sensibilidade para perceber as nuances do humor e das necessidades mais profundas da pessoa ou do grupo que será motivado. Nesse cenário, uma ótima solução para motivação de grupos e empresas, são as palestras motivacionais.

Palestras motivacionais

Já comuns nos países mais desenvolvidos e nas grandes multinacionais, o investimento em palestras motivacionais para empresas de todos os portes vêm se tornando cada vez mais comum também no Brasil. E essa mudança de cenário se dá pelos resultados rápidos e positivos que elas proporcionam para o clima organizacional.

Uma palestra motivacional é uma ação específica que busca atingir uma grande quantidade de pessoas, geralmente em um cenário, situação ou objetivo em comum. O intuito de uma palestra motivacional é gerar mudança de comportamento e valores dentro de um grupo, e incentivar sensibilização e reflexão dos temas relevantes para a empresa e para o mercado.