Modelo de Negócio Baseado em Franquias

As franquias são um modelo de negócio muito utilizado por muitas empresas nos dias de hoje, mas este é um modelo de expansão de negócio que já vem de há muitos anos atrás, e que teve como pioneiros alguns empresários norte americanos. De facto os Estados Unidos da América são os lideres inquestionáveis quando o tema é franquias, e basta consultar a lista das maiores do Mundo para verificar isso mesmo. Cerca de 90% das empresas que constam dessa lista, são estadunieneses, e cerca de 50% são do sector da alimentação e bebidas.

Este modelo é de facto o ideal para quem quer fazer crescer a empresa e não dispõe de grandes recursos, e muito sucintamente, ele resume-se a cobrar um determinado valor para que empreendedores possam utilizar a marca da empresa, o know how adquirido, e comercializar os seus produtos ou serviços. Para que uma franquia tenha sucesso é pois importante um modelo de negócio inovador, simples, bem formatado, e posteriormente, uma grande divulgação junto de potenciais investidores.

No Brasil, as franquias começam agora a marcar uma presença cada vez mais assídua no mercado, e o sector actualmente contribui já com cerca de 3% para o Produto Interno Bruto, sendo que, as perspectivas são de crescimento já que segundo dados de quem verifica as tendências de pesquisa na Internet, é cada vez maior o número de pessoas que procuram por modelos de negócio semelhantes, e só nos dois últimos anos essas pesquisas mais do que duplicaram.

No nosso País, a economia está a crescer, e actualmente, os modelos de negócio mais procurados são as franquias baratas. Apelidamos de franquias baratas aquelas que têm investimentos inferiores a cerca de 50 mil reais e, no que diz respeito a modelos de negócio do género, constatámos que o maior número é de empresas que prestam serviços ou comercializam produtos na Internet ou ao domicílio. Perceber porque é esta a realidade é simples: porque estes modelos não exigem infraestruturas fisícas nem um grande número de funcionários para o seu correcto funcionamento, e os riscos são então muito mais reduzidos.

Existem actualmente muitos modelos de negócio interessantes no mercado das franquias, e para conhecer alguns convidámos a visitar as ligações que fomos deixando ao longo do artigo, onde poderá encontrar várias análises a empresas já bem implementadas no mercado, ou que se estão a iniciar mas que têm modelos de negócios interessantes para investir, e podem a médio prazo tornar-se em empresas de média dimensão, beneficiando assim toda a rede de franqueados.

Em artigos próximos traremos mais informações úteis sobre o sector. Fique atento. Até a próxima.