Mini Celular Xperia 10, o menor aparelho entre os Smartphones

Mini Celular. Essa parece ser a onda da vez no mercado de smartphones. A Sony Ericsson acaba de anunciar a versão reduzida do Xperia X10. Diminuir o tamanho dos aparelhos celulares em toda a sua espessura, assim como fez a Nokia com o celular N97, tem sido a pauta máxima entre as companhias de telefones celulares.

Sony Xperia 10

Sony Xperia 10

A tela do X10 mini é pequena para os padrões de smartphones atuais: apenas 2.6 polegadas. Mas apesar de seu mínimo tamanho o Xperia X10 possui uma potente câmera de 5MP, e os recursos DLNA, que permite exibir vídeos sem a necessidade de fios.

O aparelho é a novidade da Sony Ericsson para quem gosta de qualidade de imagem, navegação na internet e música. Compacto e bonito, o telefone celular chegou ao mercado Brasileiro com funções exclusivas. Para aqueles que gostam de deixar as músicas organizadas, basta fazer uso do Player de música criando suas próprias listas de reprodução. Apesar de pequeno, com ele é possível visualizar vídeos no  YouTube e efetuar o upload de seus próprios arquivos.

À primeira vista, é difícil acreditar que o Xperia X10 mini, da Sony-Ericsson, seja um smartphone, pois medindo 8,3 x 5 x 1,6 cm e pesando apenas 88 gramas, ele lembra mais um MP3 player do que qualquer outra coisa. No entanto, ele tem todos os recursos que se espera de um aparelho maior: Possui câmera de 5 MP com flash, Wi-Fi, GPS, memória expansível com cartões microSD de até 16GB, Rádio FM, tela sensível ao toque (2.5 polegadas) e muito mais.

Os cartões de memória microSD são baratos e fáceis de achar. O cabo usado para recarga de bateria e conexão ao PC é micro USB, um novo padrão na indústria e usado em aparelhos de vários outros fabricantes. Até o plugue para fones de ouvido segue o padrão, com plugue P2 de 3.5 mm.

A embalagem inclui, além do aparelho, fones de ouvido intra-auriculares com microfone, cabo USB e carregador de parede, além de uma segunda tampa traseira colorida, que pode ser usada para modificar a aparência do telefone.

O tamanho reduzido da tela não se mostrou um problema no dia-a-dia: mesmo sendo tão pequena é possível navegar na web, ler e-mails e enviar mensagens, até mesmo o aplicativo Kindle, da Amazon, e todos se adaptaram perfeitamente à pequena tela.

O XPeria X10 Mini também não tem um teclado virtual tradicional: em seu lugar a Sony-Ericsson adotou um sistema similar ao “T9” dos celulares tradicionais, com grupos de letras associadas a um teclado numérico. Um dicionário integrado fornece sugestões de palavras à medida que você digita, simplificando o trabalho.