Michael Jackson, O Rei do Pop

Michael Jackson, conhecido como O Rei do Pop, nasceu em Gary, Indiana, nos EUA em 29 de agosto de 1958. Talvez uma das figuras mais polêmicas do mundo do showbiz, Michael Jackson veio a falecer em 25 de junho de 2009. Porém, mesmo com uma história controversa e recheada de polêmicas, Michael Jackson foi um dos maiores cantores de sua época. Veja um pouco da trilha percorrida por esse cantor até o estrelato.

Michael Jackson

Michael Jackson

Vindo de uma infância humilde, Michael, o sétimo filho de outros nove, foi criado em uma pequena casa com regras muito rigorosas. As crianças sofriam abuso físico e mental constante de seu pai. As crianças por vezes se refugiavam na casa dos vizinhos, onde eles tiveram os primeiros contatos com a música. Seu pai logo começou a ver o talento de seus filhos e perceberam o potencial de ganhar dinheiro e a chance de sair de Gary, Indiana e ir para a Califórnia. Em 1993, em uma entrevista com Oprah Winfrey, Michael Jackson disse que, quando criança chorou muitas vezes por causa da solidão e que ele iria vomitar se tivesse de ver seu pai novamente.

Na Califórnia, Motownl, logo perceberam o seu potencial. Michael, juntamente com seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon formaram o Jackson Five. Na época, eles tiveram reconhecimento mundial, com discos que chegaram ao topo das paradas de sucesso como: I Want You Back, ABC, I, I’ll Be There e The Love You Save, entre outros.

Com a gravadora Motown, Michael Jackson começa sua carreira solo com o álbum “Got To Be There”, Ben, “Music & Me” e “Forever, Michael”. Todos eles tem pelo menos um hit de sucesso mundial. Em 1973 a popularidade do Jackson Five começa a diminuir, mas os dois últimos hits “I Am Love” and D”ancing Machine” ainda possuem fama mundial. Especialmente Dancing Machine, onde Michael Jackson entra em um palco imitando um robô, que tornou o álbum em sucesso no mundo todo.

Em 1979, Michael Jackson grava seu primeiro disco solo como um adulto, Off The Wall. O álbum, imediatamente causa um grande sucesso. Michael ganha seu primeiro Grammy com músicas totalmente escritas e produzidas por ele. Por dois anos ele foi uma exposição constante ao rádio e à televisão. Pela primeira vez um artista possui duas músicas do mesmo álbum entre as dez músicas mais tocadas nos EUA e no Reino Unido, vendendo cerca de 25 milhões de cópias.

Em 1982, o álbum Thriller é lançado. É, até hoje, é um dos álbuns mais vendido da história. A música, juntamente com a dança, se tornou a maior sensação da América, abrindo portas para um novo estilo de dança, moda e televisão. Thriller vendeu 106 milhões em todo o mundo e manteve a primeira posição nas paradas EUA por 37 semanas. Sete singles foram lançados e Billie Jean e Beat it chegaram ao topo. Em 1984, o vídeo é publicado para Thriller e 14 milhões foram vendidos causando outro recorde mundial.

Trilhando uma história de sucesso e polêmicas, Michael Jackson nos deixou um grande legado cultural que, com certeza, jamais será esquecido por aqueles que viveram esta época.