Mica na Fabricação de Produtos de Nossos Dia a Dia

A mica conta com diferentes propriedades elétricas, estas que são altamente favoráveis a utilizações diferenciadas como por exemplo uma baixa condutividade e resistividade, além de uma capacitância uniforme. De acordo com esta propriedades podemos encontrar a mica utilizada em condensadores de energia, transformadores, fusíveis e também nos bulbos incandescentes. Por sua vez é utilizada na fabricação de diversos produtos que estão no nosso dia a dia e não nos damos conta de sua utilização.

resistencia-mica-na-fabricacao-de-chapinhas

A mica utilizada na fabricação de Chapinhas

Um dos principais produtos que utilizam a mica na fabricação é a chapinha para cabelos que as mulheres hoje não vivem sem. Utilizada em sua base passante aquecendo os cabelos a uma temperatura ideal para alisar os cabelos.

 

A mica utilizada nos capacitores

capacitores-eletrocnicos

A utilização de placas de mica acontece também em capacitores, esta que é misturada juntamente a uma pequena quantidade de pasta de prata costuma ser largamente usada para criar eletrodos de espessuras mínimas. Sua capacitância normalmente é controlada e os vidros agem como um sistema de fusão. As ligas consideradas metalizadas para os elementos devido as suas composições químicas geram uma maior difusão de calor sobre a superfície.

mica-na-fabricacao-de-comentos

A mica utilizada em cimentos

A mica também é utilizada nos cimentos, fazendo com que se diminua a viscosidade do material, além disso torna o material excelente para a resistência de corrosão de ácidos clorídricos e também ácido sulfúrico. Costuma reduzir bastante as penetrações de líquidos em superfícies que sejam porosas melhorando assim as misturas de cimento que são largamente utilizada para o preenchimento de buracos. É utilizado também em placas de gesso que são a prova de fogo e painéis considerados pré fabricados.

A mica utilizaçada em tintas e papéis de parede

A mica costuma ser utilizada em processo de pintura de emulsão, bem como pinturas de revestimentos, tinturas texturizadas e ainda tintas anti corrosivas. Este material utilizado desta forma age como um inibidor de escorrimento deste material e também como uma barreira contra os raios UV além é claro de não facilitar a passagem de calor.

A mica utilizada em resíduos plásticos

A mica, como citado anteriormente oferece uma grande proteção contra o calor, além de uma impermeabilidade existente costuma aumentar a resistência dos materiais, é bastante utilizada em resíduos termoplásticos, além de partes automotivas e também produtos para moldes da criação de metais já que não derrete.

As propriedades e a comercialização da micaMineral_Mica

A mica normalmente é comercializada em sua forma de material bruto, que é através de folhas que possuem cotações de preços conforme suas diversas dimensões e defeitos. Estas folhas são também chamadas de blocos sendo classificadas de diversas formas comercialmente falando.

A mica é largamente empregada na comercialização e também nas indústrias como uma forma simples de utilização de folhas a partir de fragmentos utilizados na indústria de eletrônicos. Esta utilização acontece como um resultado direto de suas propriedades consideradas isolantes térmicas e também elétricas, além de sua grande facilidade de ser cortada.

Existe uma grande utilização deste material nos tubos de vácuo onde ela suporta os elementos deste tubo. Além disto suas capacidades de transparência e ainda resistência são altamente utilizadas como estabilizadores de equipamentos de oxigênio, vidros de alta pressão, bússolas de navegação, entre várias outras finalidades.

Na agricultura a mica é utilizada em forma de vermiculita, bastante utilizada para jardins e hortas, onde a sua umidade permite que exista um desenvolvimento superior de raízes bem como uma germinação das sementes e mudas mais facilitadas devido a sua retenção ode calor.

Quando utilizadas em solos argilosos e duros, poderão os tornar porosos e macios para o plantio, além de ser bastante utilizada como um veículo para transporte de nutrientes, adubos e também pesticidas orgânicos e industriais.

Apesar disto a vermiculita tem uma produção concentrada apenas em países como Estados Unidos, áfrica do Sul e na Rússia.