Metalurgia: conheça esse setor

A metalurgia corresponde ao setor responsável pelo trabalho com materiais metálicos, atuando desde a extração desses materiais até sua aplicação, obtendo os mais diversos produtos para uso na indústria.

Considerado um setor que se expande a cada dia, a metalurgia é um setor fundamental para a grande maioria das indústrias, de forma que, o trabalho por ela realizado oferta peças e outros produtos importantes para esse ramo.

Sendo destaque nesse setor, a metalurgia tem proporcionado a criação da chamada chapa expandida, uma estrutura metálica utilizada como grade de proteção para equipamentos e outra estruturas.

Conheça a seguir mais informações sobre a chapa expandida, como ela é produzida e os benefícios que o uso desse material pode proporcionar com relação ao custo benefício.

Chapa expandida

A chapa expandida é hoje um dos principais produtos da indústria metalúrgica, sendo fornecida para os mais diversos setores industriais, visto que, sua utilização pode ser necessária em máquinas e estruturas variadas.

Fabricada a partir de chapas metálicas, essas são submetidas a alguns processos para que possam ser transformadas no modelo esperado, seguindo com rigor todas as especificações necessárias.

Contando com uma boa performance e durabilidade, a chapa expandida é muito mais leve do que outros modelos de chapa, o que é importante para facilitar seu processo de aplicação.

Esse é um produto que conta ainda com uma boa relação de custo benefício, considerando que ela pode render muito mais do que quando utulizado o modelo convencional de chapa.

A chapa expandida é considerada ainda um produto que deve contar com um bom acabamento, evitando o acúmulo de resíduos em sua superfície, garantindo assim o resultado esperado e evitando possíveis problemas ao ser utilizada.

Quando falamos sobre resistência, durabilidade e uma ótima relação entre custo e benefício a melhor opção são as chapas expandidas, as quais podem garantir toda a qualidade e segurança necessária quando aplicadas em alguma estrutura.

Agora que você pôde conhecer melhor o que são as chapas expandidas, vamos apresentar a seguir detalhes sobre como elas são fabricadas e os principais locais onde sua aplicação pode ser necessária.

Como é produzida a chapa expandida

A chapa expandida é produzida através da indústria metalúrgica, considerando que ela tem como material essencial o aço, mais especificamente chapas de aço, as quais serão trabalhadas para que se alcance o resultado final que são as chapas expandidas.

O processo de fabricação de uma chapa expandida ocorre de forma simples, porém, necessitando de profissionais e equipamentos que você só pode encontrar no setor de metalurgia.

De forma geral, o processo de fabricação da chapa expandida ocorre através da expansão da chapa convencional, garantindo assim o seu rendimento, e do corte do material de acordo com o modelo de  cada chapa a ser fabricada.

É possível a fabricação de chapas de tamanhos variados, por esse motivo, a chapa expandida é considerada enquanto um produto que apresenta grande versatilidade, sendo produzida de acordo com a demanda e a forma como será utilizado.

Dentre as principais aplicações da chapa expandida podemos citar:

  • Rampas
  • Escadas
  • Passarelas
  • Portas
  • Divisões
  • Plataformas

Na hora de encomendar uma chapa expandida, é fundamental estar em contato com uma empresa que possa garantir toda a qualidade do produto, visto que, sendo utilizadas em alguns casos para a proteção, chapas que não sejam de qualidade podem causar prejuízos significativos.

Qualidade e melhor relação custo benefício

Na hora de negociar o fornecimento das chapas para a sua empresa, é importante priorizar a qualidade do produto e a relação de custo e benefício, sendo assim, não existe opção melhor do que o uso da chapa expandida.

Como nós já mencionamos, o modelo de chapa expandida acaba rendendo uma quantidade muito maior de peças, de forma que, o valor que você gastaria na fabricação de uma única chapa convencional será suficiente para investir na produção de uma quantidade muito maior do modelo de chapa expandida.

Além da rentabilidade, a expansão das chapas quando realizada por uma empresa especializada não prejudica a sua qualidade, assim, uma chapa expandida pode ser utilizada com toda segurança que uma chapa convencional proporciona.

Como você pôde perceber, o uso da chapa expandida pode ser um investimento para a sua empresa, garantindo todos os benefícios de uma chapa convencional e saindo ainda por um valor muito mais acessível.