Melhores Práticas para Geradores Portáteis

Geradores portáteis são uma excelente fonte temporária de energia domiciliar, oferecendo energia auxiliar se e quando você precisar. No entanto, o uso incorreto do equipamento pode acarretar consequências desastrosas. As três principais categorias de perigos a seguir oferecem dicas e conselhos sobre como se manter seguro ao utilizar seu gerador portátil.

Cuidados com geradores portáteis

Cuidados com geradores portáteis

Monóxido de Carbono

Em geral, a maioria dos incidentes com geradores portáteis está associada ao monóxido de carbono – o gás tóxico inodoro e incolor produzido no motor de combustão interna do gerador. Para evitar intoxicação por monóxido de carbono, jamais utilize geradores em lugares como garagens, porões ou áticos, mesmo se essas áreas forem ventiladas. Sempre utilize os geradores em áreas abertas e posicione os mesmos o mais distante possível de portas e janelas. Lembre-se, o monóxido de carbono é invisível e inodoro, portanto você pode não ter consciência de sua exposição a ele. Como precaução adicional, você pode instalar alarmes contra monóxido de carbono em sua casa e certificar-se de testá-los periodicamente.

Perigos Elétricos

Geradores portáteis apresentam também um alto risco de choques elétricos. O método óbvio e mais importante de prevenção de perigos elétricos é manter o gerador protegido da chuva, por exemplo, sob uma cobertura ou capa, e operá-lo em uma superfície seca. Além disso, lembre-se de secar as mãos antes de operar o gerador. Geradores portáteis <b>nunca</b> devem ser conectados em uma tomada de parede. Isso é um processo conhecido como retorno de energia (“backfeeding”) e é extremamente perigoso, pois submete os trabalhadores de serviços públicos e outros a um risco de eletrocussão.

Perigos de incêndio

Para evitar perigos de incêndio, é de fundamental importância que você armazene o combustível para o gerador portátil em um local seguro, longe de áreas habitadas e de quaisquer dispositivos que queimem combustível. Certifique-se de que todos os combustíveis, como gasolina e líquidos inflamáveis, estejam armazenados em recipientes etiquetados. Recipientes não selados corretamente podem causar acidentes fatais. Além disso, geradores portáteis sempre devem ser desligados e estar frios antes de serem reabastecidos.

Caso você não esteja completamente seguro a respeito de qualquer aspecto da operação de seu gerador elétrico, entre em contato com um eletricista qualificado para obter assistência. Eletricistas profissionais devem sempre estar aptos a fornecer assistência na compra de um gerador ou aluguel de geradores. Lembre-se, geradores portáteis são projetados apenas para o fornecimento temporário de eletricidade – o uso excessivo por causar superaquecimento e até mesmo danificar o equipamento completamente. Portanto, para requisitos de eletricidade mais elevados, os geradores estacionários são sempre mais recomendáveis.