Meditação – Primeiros Passos

Atualmente, a ciência investiga os benefícios da Meditação para a saúde física e mental. Executivos, religiosos, atletas, homens e mulheres de diversas idades, estão praticando meditação e alcançando mais paz, equilíbrio, ordem interior e especialmente bem estar em suas vidas.

Meditação

Meditação

Neste artigo quero propor uma visão introdutória, explicando um pouco mais a fundo sobre os benefícios da meditação, suas implicações no processo de regeneração orgânica e fortalecimento cerebral que esta prática confere.

Primeiramente, meditar é uma atitude que alguém executa, baseando-se ou não em uma técnica. Vale salientar que Meditação é um estado de consciência atingido por alguém. Um estado que confere um novo ângulo de percepção, uma nova diretriz mental, uma compreensão mais profunda, além dos conceitos triviais provocados pelos sentidos.

Este estado interior que chamamos Meditação, pode ser provocado por inúmeras técnicas, algumas milenares, que combinam concentração, respiração, mantras, posturas, movimentos ou ainda simplesmente observação simples. Algumas técnicas sugerem que a pessoa deve ficar em uma posição confortável, totalmente imóvel, com os olhos semi-fechados, porém há técnicas que utilizam movimento, como a Meditação Andando, muito comum no Zem Budismo.

É muito comum o estudante inicial confundir Meditação ou o ato de meditar, com a técnica utilizada para alcançar este estado interior de percepção profunda. Mas é importante deixar claro que após aprendermos a alcançar este estado interior, chega-se ao ponto de superar totalmente a técnica e a Meditação ocorre por si, promovendo insights interiores cada vez mais profundos, estados de consciência ampliados e por fim, aquilo que os orientais chamam de Iluminação.

Uma técnica simples e fácil de ser praticada, que pode ser experimentada imediatamente pelo leitor, ensina a simplesmente sentarmos em uma posição confortável, com a coluna reta, fecharmos os olhos e simplesmente prestarmos atenção em nossa Respiração.

Observar o ar entrando e saindo dos nossos pulmões, passando por nossas narinas, enfim. Permanecer simplesmente observando, sem rotular ou projetar qualquer pensamento. No início deste exercício facilmente podemos perceber que é muito difícil permanecermos neste estado de observação simples, por muito tempo. Nossos pensamentos aceleram. O importante neste início é acalmarmos a nossa mente e simplesmente observar a respiração.

Nossa respiração tem íntima relação com o movimento energético de nosso organismo quando observamos a respiração relaxadamente, a tendência natural é que nossos pensamentos também diminuam o ritmo.

A Meditação leva nossa energia vital a se concentrar em nosso Neocórtex, o que fortalece nosso cérebro, segundo cientistas.

Incentivo a todos iniciar estes exercícios por 10 minutos diários.

Pesquisando na internet sobre o tema, o leitor se surpreenderá a quantidade enorme de técnicas diferentes. Encontre a que mais lhe atrai e confira os benefícios que lhe aguarda.

Algumas Técnicas Famosas:

Kriya Yoga
Meditação Vipassana
Meditação Transcedental
RajaYoga

São algumas sugestões de pesquisa.