Marketing nas Mídias Sociais

Marketing nas Mídias Sociais

Marketing nas Mídias Sociais

Com a grande expansão da internet e a inclusão de cada vez mais usuários, o Marketing nas Mídias Sociais se tornou uma das principais ferramentas para as empresas aturem no relacionamento com o cliente e no fortalecimento da marca. As mídias sociais oferecem uma vasta gama de opções para a atuação de pequenas e grandes empresas de todos os segmentos. As mídias sociais também estão mudando a maneira das empresas atuarem no marketing, pois ao contrário de outros canais de marketing, nas mídias sociais os usuários/clientes podem interagir, responder e criticar as ações tomadas pelas marcas e empresas. Isso exige um pouco mais de cuidado na hora de se auto-promover ou até das ações que são feitas pelas empresas no mundo offline, pois mesmo que essas ações ocorram fora da internet elas irão se refletir nas mídias sociais com certeza.

Hoje existem dezenas de mídias sociais que podem ser utilizadas como ferramenta de marketing, e muitas vezes as empresas se preocupam em estar presentes em todas sem entender a real necessidade e muitas vezes até sem recursos para atuar dessa maneira. Abaixo esta uma relação das principais mídias sociais e como podem se encaixar como ferramentas de marketing nos negócios.

Mídias Sociais como Ferramenta de Marketing

  • – Facebook: Ideal para fortalecer a marca e se engajar com o cliente. A publicação de fotos pode gerar muita interação além de espalhar informações sobre sua marca/produto
  • – Twitter: excelente ferramenta para comunicação com o cliente, principalmente no SAC2.0
  • – YouTube: muito eficiente para carregar vídeos sobre seus produtos e como eles funcionam. É muito utilizada para mostrar aos usuários como utilizar seus produtos e até novas aplicações deles, o que pode gerar vendas recorrentes.
  • – Pinterest: Ferramenta muito boa para gerar interesse e tráfego para seu site. Principalmente se seus produtos são voltados ao público feminino.
  • – Flickr: Ideal para expor seus produtos na internet. Funciona muito bem com o marketing de busca.

Dentre as muitas opções existentes, esses são os principais canais para trabalhar o marketing nas mídias sociais.