Marketing Digital é Coisa para Profissionais

Marketing de Conteúdo

Marketing Digital

As lojas estão migrando do mundo físico para o mundo virtual. Atualmente já é possível encontrar todo tipo de loja na internet, desde lojas de produtos virtuais até lojas de veículos. Até mesmo profissionais como os engenheiros e arquitetos já estão presentes nas lojas virtuais, vendendo projetos e serviços. Há muito tempo a internet já é o lugar preferido para comprar, vender e alugar imóveis. Lojas como sapatarias, joalherias, perfumarias, boutique já montaram seus shoppings na internet.

Onde tem loja, precisa ter propaganda. Onde tem propaganda é preciso ter planejamento e estratégia. E chega o marketing digital. A tecnologia faz a internet parecer algo simples, onde todos podem fazer o que querem. Mas não é assim. Da mesma forma que uma loja precisa ter nome, uma marca forte e bons produtos para prosperar no mundo físico, também acontece no mundo virtual. Por isso, as estratégias do marketing convencional também são válidas no mundo virtual, com os devidos ajustes ao ambiente.

É preciso dar visibilidade às lojas virtuais, construir a marca, solidificar o nome, divulgar os serviços. Da mesma forma que no mundo físico existem ruas e avenidas movimentadas, calçadões de grande visibilidade onde todos querem colocar anúncios, no mundo virtual também existem lugares por onde passam muitas pessoas. Da mesma forma que no mundo físico existem lugares frequentados por pessoas jovens e outros frequentados por adultos, parque de diversões, praças de alimentação, cinemas e outros ambientes, no mundo virtual existem sites segmentados para cada tipos de cliente.

Compete ao profissional de marketing digital identificar esses lugares, encontrar a estratégia certa para atingir cada tipo de cliente, provocar a visita do cliente certo à loja certa, apresentar os produtos da forma mais atrativa possível e encontrar a linguagem certa para cada tipo de cliente. Sendo assim, marketing digital é coisa para profissionais, que usam as mesmas estratégias de comunicação, os mesmos princípios psicológicos do mundo físico  para chegar a cada cliente virtual.

Afinal, cliente é sempre cliente, produto é sempre produto e venda é sempre venda,seja no mundo físico ou virtual. Se você pretende iniciar um negócio virtual o caminho é o mesmo do mundo físico: plano de negócio, bons produtos e marketing.