Marketing de conteúdo: um universo de vantagens na comunicação digital

Quando as pessoas acessam a internet, não estão à procura de conteúdo publicitário, certo? Ao entrar na web, os usuários estão em busca de entretenimento e informação, de modo que as ofertas publicitárias, marcadas pelos preços e verbos no imperativo, têm sido consideradas cada vez mais invasivas e menos eficazes.

Marketing de conteúdo: um universo de vantagens na comunicação digital

Dessa forma, como as empresas podem lutar por seu espaço na web e nas mentes das pessoas? A resposta é o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

Ao invés de um banner irritante divulgando o lançamento de um novo modelo de bota, provavelmente um artigo com dicas de moda, com peças de roupa que combinam com botas, vai ser muito mais interessante para quem estiver na web. Esse é o objetivo do marketing de conteúdo: levar às pessoas algum tipo de informação relevante em troca de sua atenção, divulgando (de forma mais diluída) a marca e seus produtos.

Isso pode ser feito nos blogs corporativos, nas redes sociais, nas newsletters, em vídeos (não exclusivamente comerciais), eventos presenciais, e-books, infográficos, entre outros. Para produzir esses conteúdos, vale apostar em profissionais qualificados, como os de uma agência de criação de sites.

Quais são as principais vantagens do marketing de conteúdo?

Além de estabelecer uma comunicação mais interessante, sem “interromper” a rotina das pessoas, o marketing de conteúdo oferece muitos outros benefícios. Confira:

Relacionamento

Especialmente nos blogs e nas redes sociais, os conteúdos publicados despertam curtidas, comentários, perguntas, enfim, diversos tipos de interação entre marcas e usuários. Manter esse relacionamento ao longo de todo o processo de compra é importante para fortalecer a imagem da marca, evitar uma possível desistência e neutralizar possíveis ações do concorrente.

Engajamento

Os tipos de conteúdo publicados nessa estratégia são bastante variados e englobam dicas, tutoriais, reviews, sugestões, novidades, notícias relacionadas, entre outros. Por isso, o marketing de conteúdo também ajuda as pessoas a resolverem problemas e, de certa forma, “educa” esse consumidor acerca do produto ou serviço comercializado. As pessoas preferem essa marca “amiga”, que ajuda e dá dicas, ao invés de exibir conteúdo puramente comercial.

Visibilidade

Outra vantagem que o marketing de conteúdo proporciona é um aumento natural na visibilidade da marca na web. Os conteúdos publicados, especialmente quando possuem links, conferem autoridade aos sites das empresas em determinados assuntos, o que é interpretado de forma muito positiva pelo Google. A consequência natural é um melhor posicionamento orgânico nas páginas de busca relacionadas à área de atuação, e isso faz muita diferença na hora de atrair leads qualificados.

“Evangelização”

Em consequência dos itens anteriores, quando as marcas criam relacionamentos intensos e duradouros com as pessoas, elas mesmas se tornam divulgadoras dos produtos e serviços da marca. Esse tipo de comunicação, o marketing boca a boca, é uma ferramenta e tanto, pois a argumentação de um cliente tem muito mais credibilidade do que uma marca falando de si mesma.

Vendas

Não se pode esquecer que o marketing de conteúdo, como qualquer outra estratégia de negócios, está submetido a objetivos de marketing e de comunicação específicos. Por isso, ele também tem a missão de aumentar vendas, pois atrai um público de interesse e também oferece um discurso persuasivo.

Fidelização

Por fim, além de atrair leads qualificados, o marketing de conteúdo também ajuda na fidelização de clientes quando integrado às ações pós-venda. Com o relacionamento construído, as pessoas tendem a comprar novamente na mesma empresa e recomendá-la aos amigos.