Março em Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes é perfeita em Março. Nestes dias de sol passeando pela vila, almoçando por lá até ir pela marginal desaguar no farol para se ficar maravilhado olhando em toda a extensão à volta para o mar, as inúmeras praias, para a vila e mais longe para a serra. Encontra-se aqui e ali um ou outro turista casual. Inglês ou espanhol, provavelmente já sabe a melhor altura para “caçar” estas paisagens marítimas alentejanas. O que não admira nestes tempos de globalização.

Descendo depois para a areia da praia – e pegando num livro, jornal ou cedendo ao doce sono – regressa-se são e mais salvo para uma das esplanadas da vila. Aí petisca-se algo e bebe-se uma cerveja sob as vistas das casinhas brancas com não mais de um andar. Limpa-se a cabeça, deixam-se os problemas lá longe na cidade, e simplesmente fica-se ali perto do branco, do rio, do mar.

A 200 quilómetros de Lisboa não se tem vontade de pedir mais nada. O que não é a mesma coisa quando o Inverno aperta tornando o local menos agradável, ou quando o Verão enche a vila de gente sem vida nem chama, dando a tudo aquela (infelizmente) muito familiar aura suburbana de centro comercial ao fim de semana.