Mais Gorduras do Bem Na Alimentação

Gorduras do Bem - Óleo de coco

Gorduras do Bem - Óleo de coco

Bom, já se sabe que tem muitas pessoas fazendo a experiência com o óleo de coco que ultimamente virou febre por conta de suas propriedades emagrecedoras e age principalmente naquelas gorduras muito difíceis de perder,a famosa gordurinha da barriga,que incomoda muito as mulheres principalmente,e que podem ser mais prejudiciais para elas também,devido as alterações constantes dos hormônios.

Se a gordura de coco emagrece mesmo,só quem fez a experiência para dizer,mas há um bom tempo a mídia vem divulgando isso,criou mesmo uma polêmica sobre o assunto,dizem que o óleo de coco é só gordura do bem,e pode ser usadas em variadas receitas por ter um gosto muito agradável ao paladar.

Segundo a nutricionista Clínica Dra. Gisela, a gordura vegetal extra virgem, prensada a frio,aquela que não sofreu nenhum processo de refinação, é bem mais saudável que a gordura animal que necessita da lipoproteína LDL para ser transportada e no processo acaba causando o acúmulo de colesterol no sangue.

A gordura vegetal extra virgem como o azeite de oliva e a gordura de coco tem as moléculas menores e juntam-se em outra proteína que temos no sangue chamada albumina e quando chega ao fígado, ele utiliza mais ou menos 80% e acaba sobrando muito pouco gordura para ser estocada no tecido adiposo,evitando assim acúmulo favorecendo o emagrecimento.

É bom salientar que de nada vai adiantar a pessoa que deseja emagrecer usar o óleo de coco extra virgem e continuar consumido outros tipos de alimentos nocivos, que acabam acumulando no organismo, não existem milagres, tem que haver substituição das gorduras animais pelas gorduras vegetais e de preferência os óleos extra virgem. Segundo a Dra Gisela os óleos vegetais comuns podem conter substancias nocivas como os conservantes e os desodorizadores.

Outro detalhe a ser observado é o recipiente que vem acondicionado o óleo, para ser saudáveis em todos os aspectos tem que vir em vidro escuro. A substituição da gordura animal pela gordura vegetal é recomendada mesmo para os que não tem gorduras para perder,afinal prevenir é melhor que remediar. Outra dica para o uso do óleo de coco é usá-lo no cabelo, ele tem propriedades que deixam os fios lisinhos e com muito brilho.

Para quem tem mais tempo e gosta de cozinhar, há uma maneira de retirar o óleo de coco em casa,basta comprar um coco maduro, não pode ser seco e retirar a poupa, ralar ou bater em liquidificador com um pouco de agua quente,cuide para não deixar a película escura do coco. Feito isso e só espremer a massa e deixar descansar de um dia para o outro. Então o soro vai se separar,use a massa para a retirar o óleo,numa panela em fogo brando. Guarde em vidro escuro. O óleo tende a solidificar no frio por isso guarde em um recipiente com boca larga.

  • José Torres

    Olá, Mônica! Visitei sua página no murall e gostei. Não sabia que o coco tinha tais propriedades,muito legal. Um abraço Mônica.

  • Monica

    Além de ser delicioso também,concorda?Obrigada pelo comentário