Madeira: versatilidade na decoração

Quando se fala em decoração, a madeira é provavelmente o mais versátil dos materiais utilizados. De fácil obtenção, ela tem sido utilizada há tempos na composição de diversos ambientes e se tornou um clássico da arquitetura, da arte e do design.

Madeira: versatilidade na decoração

Usos

A madeira é tradicionalmente um símbolo da rusticidade e simplicidade dos ambientes, por sua natural associação ao meio rural. Entretanto, a infinidade de possibilidades para a sua utilização também confere ao material ares de sofisticação e modernidade. Ela pode ser utilizada em praticamente tudo, dentro e fora de casa: piso de madeira, forros, painéis, portas, janelas, revestimentos, móveis, decks de madeira, corrimãos e objetos de decoração, como os pergolados, por exemplo.

Benefícios

Os tons neutros da madeira permitem que ela seja utilizada em locais diferentes, como em salas, quartos, jardins, cozinhas e banheiros, além de favorecer combinações, de forma criativa, com diversos outros materiais. Na decoração de interiores, esse material “aquece” o ambiente, tornando-o mais aconchegante, confortável e acolhedor.

É necessário, entretanto, entender que há diversos tipos de madeira e que cada um deles é mais apropriado para determinado tipo de projeto. O ipê, por exemplo, é bastante duro e resistente, recomendado para áreas externas, como decks. Outros tipos podem ser inadequados para este fim, já que não toleram a umidade.

Não se pode esquecer, também, que os tipos de madeira apresentam diferentes cores e tonalidades e, portanto, precisam estar em harmonia visual com o ambiente no qual serão inseridos. As madeiras mais claras iluminam ambientes mais escuros e vice-versa, de modo que haja equilíbrio.

Manutenção

O uso da madeira requer alguns cuidados especiais para conservação de sua beleza e brilho, bem como para evitar seu apodrecimento. Antes de mais nada, é preciso limpar o material regularmente, com panos úmidos e um pouco de detergente neutro. Se desejar, o óleo de peroba tem efeito hidratante sobre as superfícies onde é aplicado, servindo para lustrá-las.

A impermeabilização da madeira é fundamental, especialmente em ambientes úmidos, como as áreas externas, sujeitas ao contato com a chuva ou exposição intensa e prolongada ao sol. Vernizes, tintas, argamassas e outros materiais de acabamento são recomendados, pois reduzem a porosidade da madeira e bloqueiam a umidade, evitando que apodreça.

O verniz, disponível em diversas tonalidades, também é recomendado para evitar o surgimento de insetos, como os temidos cupins. Após o lixamento das peças, sua aplicação é recomendada uma vez por ano. O material ainda tem o benefício extra de dar um acabamento brilhante à madeira, mas seu uso excessivo pode deixa-la amarelada.

Economia

Com a manutenção correta, as estruturas em madeira se manterão bonitas e preservadas por um longo tempo, evitando a troca constante de peças. Isso prova outra característica da madeira: ela é uma opção econômica para manter sua casa sempre bem decorada.