Madeira em ambientes externos

Quando o assunto é decoração, seja qual for o lugar, a madeira é um dos elementos mais procurados quando as pessoas buscam por algo sofisticado. Inclusive a madeira em ambientes externos é algo bastante visado.

 

Porém, por se tratar de algo natural, a madeira deve ser tratada com cautela para que não se prejudique em demasia e perda toda a sua beleza.

 

Acompanhe este artigo e veja as melhores formas de usar a madeira em ambientes externos e deixar a sua casa muito mais bonita e confortável.

 

Por que a madeira é tão utilizada em ambientes externos?

 

A madeira é um elemento nobre e requintado que torna qualquer ambiente muito mais bonito. Por isso, atualmente, ela vem sido tão procurado para a decoração de áreas externas.

 

Ao contrário do ferro, que pode oxidar e enferrujar e das fibras naturais, que apodrecem com o tempo e ação do clima, a madeira se mantém firme por um longo período de tempo, graças a sua firmeza e durabilidade.

 

Além disso, a madeira em ambientes externos chama a atenção por causa da sua versatilidade, ela pode ser encontrada nos móveis desta área, nas janelas, em vigas, portas e telhados.

 

Ou seja, não falta opção para você usar esse elemento na decoração.

 

Para te ajudar a escolher separamos os principais tipos de madeira usados em ambientes externos, para que você consiga escolher o que mais combina com o seu perfil e a decoração da sua casa.

 

Madeiras em ambientes externos: tipos mais comuns

 

Antes de dar início ao seu projeto de decoração é importante conhecer os tipos de madeira mais comuns e fáceis de encontrar no mercado, veja a seguir.

 

Madeira maciça

 

De altíssima qualidade esse tipo de madeira é indicado para quem procura por um material que apresente grande durabilidade. É a madeira em seu estado bruto que apresenta um aspecto rústico e colonial.

 

Além da beleza, é resistente ao calor intenso, perfurações, arranhões e alta solidez, o que torna ela perfeita para o ambiente externo.

 

Confira a seguir os principais tipos de madeira maciça encontrados no mercado:

 

  • Maçaranduba: com tom avermelhado, ao passar do tempo a sua cor escurece naturalmente. É resistente ao ataque de cupins, fungos e ao apodrecimento.
  • Muiracatiara: sua cor vai do bege rosado ao castanho de tom avermelhado, além disso, possui estrias escuras e brilho moderado. Não é atacada por insetos.
  • Ipê: sofisticado e requintado, apresenta cores diversas que vão do tom pardo até o castanho esverdeado. Também é resistente a cupim e fungos.

 

Madeira de reflorestamento

 

Quando o assunto é a madeira em ambiente externo, a consciência ambiental e ecológica também deve ser levada em consideração.  Por esse motivo tem se tornado cada vez mais comum a procura pela madeira de reflorestamento.

 

Nas áreas externas, a madeira de reflorestamento é muito usada em decoração de casas de praia e em varandas de residências urbanas, assim como na confecção de móveis para esta área.

 

Veja a seguir os tipos de madeiras de reflorestamento mais indicados para a decoração de áreas externas.

 

  • Teca: tropical, rústica, versátil e elegante. A teca é muito resistente ao apodrecimento e deterioração, por esse motivo é ideal para ficar exposta às condições climáticas mais severas, sendo usada em jardins e varandas.
  • Jatobá: se você procura luxo na madeira para ambiente externo, o jatobá é a melhor indicação. A sua cor marrom avermelhada é muito procurada por artesões e arquitetos. Pode ser usado para a criação de bancos e espreguiçadeiras.
  • Eucalipto: leve e de fácil manuseio, o eucalipto é uma aposta muito procurada por causa da durabilidade e resistência.

 

Madeira MDF ou MDP

 

Dois tipos de madeiras diferentes dos citados anteriormente e bem mais baratos quando comparados com eles. Ambos tratam-se da aglutinação de partículas de madeira; porém o MDP  é mais resistente que o MDP.

 

Podem ser usados na fabricação de móveis, portas, divisórias e principalmente e até mesmo para a fabricação de carpete de madeira que confere um aspecto especial para os pisos de áreas externas.

 

Agora que você sabe mais a respeito da madeira em ambientes externos pode decorar com tranquilidade essa área especial da sua casa e deixá-la muito mais agradável para receber os amigos ou familiares.