Lonas Plásticas na Agricultura

O plástico é utilizado em diversas formas na sociedade moderna e o seu uso se tornou essencial em nosso cotidiano, hoje não conseguimos imaginar nossas vidas sem ele. Suas aplicações são diversas como a têxtil, automobilística, farmacêutica e por que não, agrícola também? Esse último setor merece destaque, pois permitiu com que algumas atividades agrícolas tivessem melhorias em termos de produtividade e qualidade.

A importância do plástico

Cultivo de hortaliças através de lonas plásticas.

No Brasil foram criadas instituições relacionadas à área, e desde 1997 foi criado o Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura (COBAPLA), da qual promove seu desenvolvimento tecnológico e cientifico, realizando eventos como a Agriplast para a disseminação e informação dessa parte do mercado. Para se ter uma ideia, a indústria de plástico brasileira cresce certa de 10% ao ano, segundo especialistas, parte desse crescimento se deve à utilização de lonas plásticas na agricultura.

De acordo com o vice-presidente da Cobapla, Antonio Bliska Júnior: “Quando se envolve alta tecnologia, coloca-se plástico no meio produtor rural”, pontua. Já que as empresas estão encarando o setor agrícola como um ótimo negócio.
Um exemplo desse crescimento foi o agricultor Sérgio Mitsuaki Maejima, dono de um sítio que leva seu sobrenome em Mogi das Cruzes, que decidiu investir pela primeira vez. Os primeiros resultados foram bem acima da expectativa e já vêm cotando mais para programar uma nova estufa, na qual pretende plantar pepinos japoneses. Suas culturas também empregam mulching. “Consegui reduzir o uso de agroquímicos em torno de 35% e acredito que vou diminuir mais ainda”, diz animado.

Utilização

O uso do plástico na agricultura vai desde o cultivo até a armazenagem dos produtos, além de render mais lucros ao produtor, pois o

Lona plástica preta

material é mais econômico, fácil de manusear, favorece o cultivo de espécies que necessitam de condições controladas, suporta as condições externas de sol e chuva, e gera menor incidência de pragas e doenças no plantio.

A lona plástica, por exemplo, é usada para evitar a perda de umidade do solo, principalmente em lugares onde a estiagem de chuvas tende a ser mais intensa, evita a perda de água por infiltração no solo, assim prolonga a umidade da terra e gera muito mais economia para o agricultor, onde todos os reservatórios e canais de água devem ter como base tanto o fundo, quanto as paredes, revestidas com lonas. Além de ajudar a conservar e cobrir abusos e impede o desenvolvimento de inços, além de ampliar o período da safra. Seu uso é bastante comum na produção de morango, e hortaliças como a alface.

Onde encontrar

Acerca da lona que citamos que são usadas para as culturas que necessitam do controle de temperatura, são filmes de Polietileno de baixa densidade, tanto para cobertura de canteiros (mulching), quanto para túneis e estufas.

A Negreira é uma ótima opção para a plasticultura, possuindo uma vasta gama de filmes, lonas, mulching e plásticos. Consulte seu portfólio de produtos e encontre o mais adequado ao seu cultivo.