Livro – O Monge e o Executivo

Autor(es): James C. Hunter

Editora: Sextante

Ano de Publicação: 2004 Edição: 1° Nº páginas:139 ISBN: 85-7542-102-6

Tema central: O tema da liderança servidora é discutido com o leitor através da discussão entre os participantes das aulas.

Nesta era de competitividade global, estar atualizado, acompanhar a evolução tornou-se um movimento diário para todos.
A maioria está em busca de melhores resultados, necessitando, cada vez mais, motivação e alcançarem objetivos profissionais e pessoais. Para atender estas necessidades investem no maior valor de uma empresa, os desenvolvimentos do SER HUMANO incluem em seus diversos métodos, excesso e incoerência, não valorizando a ética, responsabilidade social, qualidade de vida, stress dos funcionários e prejuízo para o próprio crescimento da empresa.

Livro O Monge e o Executivo

Livro O Monge e o Executivo

Li um artigo não me recordo onde que dizia:” Cem computadores substituem cem funcionários. mas cem computadores não substituem uma mente criativa”. Hoje as empresas precisam contar com a mente, emoção e espírito dos seus colaboradores e, só se consegue isso quando o líder deixa de lado o desejo de poder e passa a se igualar ao seu liderado, em vez de ser servido, conforme afirmou o guru norte-americano James C. Hunter, em seu best-seller O Monge e o Executivo.

Um capitulo que me chamou muito a atenção é o que diz: “Todo mundo diz que ama todo mundo, mas não faz nada”. Concordo com James quando descreve que “Amar não é gostar, mas sim agir para o bem do outro”, pois o que importa mesmo é o que fazemos. Como também ele diz “Não adianta intenção sem ação”.. mais ou menos como dizer “ O inferno está cheio de boas intenções”.

Não li nesse livro nada do que eu já não soubesse, mas que nunca falamos, conversamos sobre esse assunto, tudo se transforma em atitudes corriqueiras das quais ele cita e não praticamos, nesse sentido que achei que o livro traz muitos benefícios um deles é o de salientar atitudes obvias que não estamos nos apercebendo e que alguns talvez passem a praticá-las.

Estamos na era da informação, da tecnologia e do desenvolvimento máximo do intelecto e, com tantas opções, precisamos entender mais e melhor o valor humano, não no sentido material, mas conhecermos e valorizar o poder que todos temos e podemos doar como amor, paciência, carinho.

É comum aspectos práticos do nosso ambiente diário seja no trabalho e na vida, apontarmos inúmeras motivos e versões sobre o sucesso ou fracasso naquilo que fazemos e ouço pessoas atribuírem o fracasso de suas vidas a pais e parentes próximo, e não percebem e acho que nunca perceberão que o fracasso está na própria pessoa e em suas atitudes. Questionar faz parte de nossa natureza e talvez essa seja uma das qualidades mais importantes encontradas em todo indivíduo, pois desde muito pequenos aprendemos rapidamente a perguntar o “por que disso e daquilo?”. Alguns se acham a própria perfeição e que tem um ótimo relacionamento com as pessoas, mas será isso é mesmo verdade? Essas mesmas pessoas brigam com todos e implicam com tudo! Todos a sua volta estão errados? Será?

E quando ele diz: “Diferente do poder, a autoridade não pode ser comprada, nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, o seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos”. Achei o máximo! Entendo que quando falamos com uma criança ele pela entoação de nossa voz, e sem sermos agressivos ela entende o comando recebido.. e atende, e muitas vezes gritam com o pequeninho e não obedece, pois ele rapidamente percebe que é só carnaval.. e então continua a bagunça ou mal criação.. e isso passa para a vida adulta.. o que piora muito.

Este é um livro para quem quer aprender a se relacionar melhor com sua família e seus amigos. Os personagens e discussões apresentados por James são capazes de nos transformar. Ainda que os conceitos pareçam vagos para alguns, é impossível não tirar lições de como se tornar uma pessoa melhor.