Lista de Alimentos Ricos em Amido

Lista de alimentos ricos em amido

Lista de alimentos ricos em amido

O amido é um carboidrato complexo. O amido em si não é seu inimigo: O corpo usa amido para fornecer glicose para todas as células, o qual por sua vez é responsável por promover energia para suas atividades. De maneira ideal, todo o amido em sua dieta deve vir de produtos frescos, cereais integrais e leguminosas. Embora alguns doces também contenham amido, eles não têm muitos outros nutrientes para oferecer. Confira abaixo alguns alimentos ricos em amido.

Vegetais

Todos os vegetais contêm um pouco de amido, mas ainda sim alguns são classificados como sem amido. Estes vegetais incluem alface, pimentão, aspargos, cebola, berinjela e alcachofra, que são muito pobres em amido. Por outro lado, temos outros vegetais que são ricos em amido como milho, nabo, ervilha, batata, beterraba, abóbora e inhame – Todos estes se enquadram nesta categoria.

Frutas

Frutos têm geralmente uma maior quantidade de açúcar do que de amido, embora uma parte do teor total carboidratos provêm de amido. Abacates, mangas, laranjas, nectarinas, pêssegos, maçãs, frutas vermelhas, uva, abacaxi, uvas e melões são apenas algumas das frutas que têm amido. Mesmo frutas secas, como tâmaras, ameixas e passas têm um pouco de amido.

Feijões e lentilhas

Feijões e lentilhas não são apenas ricos em proteínas; eles também estão cheios de amido. Outros grãos ricos em amido são grão de bico, feijão branco e pistache. Tanto feijões processados como cozidos ou enlatados são ricos em amido. As variedades de lentilhas das cores amarela, marrom e verde são também fontes de amido.

Pães e massas

Não importa qual o tipo de pão ou massa que você usa para fazer suas refeições, você estará obtendo amido. Baguete, rosca, pão de forma e biscoitos todos contêm amido. Ainda temos o macarrão, lasanha, panqueca, cada um acrescenta um pouco de amido em sua dieta. Tortilhas de milho, trigo e farinha também contém amido.

Café da manhã

Qualquer tipo de cereal de café da manhã que você tem em sua despensa tem amido – mesmo que seja algum tipo de cereal açucarado. Flocos de trigo, flocos de milho e cereais à base de aveia todos fornecem amido. É importante ressaltar que você irá ingerir amido tanto nos farelos quanto nos grãos inteiros. Outros alimentos doces de café da manhã como panquecas e waffles também são fontes de amido.

Grãos integrais

De maneira geral, todos os grãos contêm amido. A maioria dos alimentos à base de grãos em sua dieta deve vir de grãos integrais, pois além de amido estes alimentos são cheios de outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e fibras. Opte por massas de trigo integral, arroz integral ou arroz selvagem. Como alternativas saudáveis ricas em amido, experimente grão de bico, soja e quinoa.

Outros alimentos

Qualquer alimento feito com farinha, de maneira geral, contém amido. Você também irá encontrar amido em biscoitos, bolachas, bolos e até mesmo em batatas fritas. Embora estes alimentos processados sejam fonte de amido, eles não são alimentos que você deva comer com frequência. Normalmente, você terá apenas pequenas quantidades de fibras, vitaminas e minerais – e possivelmente quantidades elevadas de gordura e açúcar – a partir de alimentos muito processados e refinados.