Limpeza, organização e zelo, três características que fazem o empreendorismo brasileiro ficar de “cabelo em pé”.

Quando fazemos uma mudança para qualquer lugar, sempre buscamos organizar todos os itens em lugares fechados, seguros e resistentes. Em vários lugares do mundo, as pessoas guardam artigos de vestuário, alimentos não-perecíveis, panelas e outros utensílios mais no chão, ou em prateleiras esparsas.

Inúmeras formas de proteção são desenvolvidas nesses casos, como a colocação de panos por baixo dos objetos, paletes, limpeza diária do espaço, entre outros modos. Porém, nenhum é capaz de inibir possíveis doenças que possam surgir da natureza ou até do próprio homem. Por essa razão, há séculos o homem inventou um lugar onde todos os artefatos iriam estar guardados com segurança, chamado armário.

Falta de higiene afasta cliente e cria graves problemas.

ambientes-precarios

Agora imagine o seguinte, se esses problemas podem ocorrer dentro de residências simples, onde mora somente um determinado contingente de pessoas, tente conceber esse tipo de problema em ambientes dentários, onde a saúde da pessoa vai estar bem mais em jogo. A organização precisa ser fundamental e ser realizada de forma higiênica, como em armários odontológicos.

É necessário, nessas ocasiões, ambientes estéreis, assépticos, “clean”. A cor branca precisa ser predominante por todo o ambiente, transmitindo esmero, sanidade, pureza. Um bom estabelecimento de odontologia deve ter esses predicados em sua estrutura com o cliente, mas não é isso que muitas vezes observamos.

Atos ilícitos geram nocivas consequências para uma vida toda.

No Brasil, existem vários casos de clinicas odontológicas ilegais, abertas com materiais sem condições de uso, ambientes inapropriados, dentistas não-formados na profissão, que acabam acarretando na transmissão de várias doenças para o cidadão que for se tratar nesses recintos que são chamados no linguajar coloquial de “pocilgas”.

Ao abrir um recinto com qualquer finalidade clínica, é imprescindível que a pessoa tenha ciência de todos os mecanismos dentro da lei que ela terá de tomar, como a conquista de alvará para construir o consultório, provar suas certificações dentro da área e comprar os itens adequados para o ambiente, como um armário odontológico, motor de implante, etc.

Cuidar com senso humanista, algo que falta no Brasil.

uniao-esta-em-falta

Todos esses elementos precisam ser cuidados com o máximo de primor e zelo para lidar com os mais diferentes casos sem infeccionar ninguém e arcar com futuros processos por conta de um erro estratégico e irresponsável. Sistematização, associado a boa gestão gera credibilidade e respeito do cliente com a entidade.

Ter ideia é uma coisa, por ela no papel é outra.

Em suma, para iniciar um novo projeto, sempre é importante avaliar todos os caminhos e empecilhos que podem estar ao redor e observar saídas para cada um, com muito zelo e competência, sempre buscando fazer algo diferente do que já existe. Boas e claras logísticas é uma das grandes heterogeneidades que pode existir no mercado. Associado a ela está inserida as palavras organização, comprometimento, respeito e zelo para o consumidor ver, sorrir e ter orgulho do recinto que lhe atendeu.