Lentes de Contato Ajudam a Proteger e Corrigir seus Olhos

Uma das muitas razões que as pessoas optam por usar lentes de contato está imortalizada na canção dos Paralamas do Sucesso. Se as meninas do Leblon não olham mais para o carinha que passou a usar óculos, que venham as lentes! Elas foram inventadas por um químico tcheco chamado Otto Wichterle. Muito mais leves que os outros aparelhos de correção visual, elas tem, porém, muito mais utilidades do que apenas fazer alguém enxergar melhor sem fazer essa pessoa ser motivo de chacota.

Lentes de contato

Lentes de contato

Especialistas afirmam que a grande vantagem da lente de contato em relação aos óculos comuns é que elas são 5% mais eficazes para corrigir a miopia o corretivo convencional e ainda corrigem outras condições que os óculos não conseguem, como a ceratocone. Além disso, o clima úmido não afeta as lentes como faz com os óculos. Elas não ficam embaciadas e consegue-se enxergar num campo de visão bem maior. É um item

essencial para qualquer praticante de atividades físicas intensas e regulares.

Outro uso comum para elas está nas artes. No cinema ou na TV, usa-se as lentes chamadas de cosméticas, que não tem grau, quando se precisa representar alguém que assumidamente tem os olhos de determinada cor, ou se quer dar uma aparência inusual ao ator – como as lentes brancas ou roxas, geralmente de vampiros e outros monstros.

Dentre os diversos tipos de lentes, existem as que foram desenvolvidas para tratar distúrbios não-refrativos, usadas após operações de correção. Elas podem ser ainda rígidas – de acrílico, sem permeabilidade ao oxigênio, e as permeáveis ou híbridas – e gelatinosas. Essas últimas são as mais recomendadas para quem vai começar a usar lentes, pois são mais maleáveis, dando maior conforto, e também são mais baratas. Também há as lentes de contato descartáveis que podem ser de uso contínuo – por um período determinado de tempo – e que são cada vez mais procuradas. Por serem resistentes à ação do oxigênio, elas podem durar até 30 dias, sendo substituídas por novas após o seu uso.