Lábio Leporino e Sociedade

A fissura labiopalatal, conhecido popularmente como lábio leporino, consiste de abertura do lábio ou palato ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas no período inicial da gestação. O adjetivo leporino refere-se à semelhança com o focinho fendido de uma lebre. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) há no Brasil cerca de uma criança com fissura para cada 650 nascidas e cerca de 5,8 mil novos casos todos os anos.
Atualmente, graças ao aperfeiçoamento do ultrassom, o lábio leporino pode ser diagnosticado antes mesmo do parto. Isso permite que, logo após o nascimento, a cirurgia corretiva seja realizada.

A partir do terceiro mês de idade pode ser realizado o processo de correção labial e do décimo segundo mês a cirurgia do palato duro. Segundo informativo da Operação Sorriso (grupo de voluntários que fomentam o desenvolvimento sustentável do tratamento das fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina) no país), a cirurgia do lábio demora em média 45 minutos, e a do palato (céu da boca) cerca de uma hora e meia.

Fenda palatina - Lábio leporino

Fenda palatina - Lábio leporino

A importância do processo cirúrgico da fenda labial e palatina não consiste apenas de reconstrução estética, mas na mudança de vidas de pessoas que além de conviverem com o preconceito da sociedade podem sofrer de agravos relacionados alimentação, alterações na fala e voz hipernasal. Em alguns casos quando a fenda estende-se ao palato ocorre o risco de aspiração alimentar por crianças ocasionando infecções como otite e pneumonia e ate perda auditiva.

Se você conhece alguém com lábio leporino leve ate ele a informação. Nem todos sabem que o processo de reconstrução dessas vidas pode ser possível. A Operação Sorriso, por exemplo, trás ate essa pessoas, através de trabalhos voluntários, mudança de vida. Você também pode ser parte desse processo. Leve alegria e vida a quem precisa.

Maiores Informações: http://www.operationsmile.org.br/novo/
Ciência Xereta www.cienciaxereta.blogspot.com